cash loans online california
Bahia - Brasil -


Encenação da “Paixão de Cristo” revive em Teixeira de Freitas um espetáculo de amor e fé

O maior espetáculo teatral já encenado em Teixeira de Freitas, a “Paixão de Cristo” atraiu uma multidão na noite desta Sexta-Feira Santa (19), ao Estádio Municipal Tomatão.

A peça teatral dirigida pelo diretor de cultura, Dermeval Pires, contou com a participação de mais de 130 atores e figurantes e levou 40 dias para ser ensaiada, proporcionando aos milhares de teixeirenses que lotaram as arquibancadas do estádio, um espetáculo de raríssima grandeza e emoção.

Pires, como é popularmente conhecido, foi o pioneiro nesse tipo de espetáculo no município. Há alguns anos, a peça teatral era encenada em uma lagoa que existia no bairro Santa Rita, depois disso, a Igreja Batista Central voltou a reviver a Paixão de Cristo, evento que aconteceu na Praça da Bíblia.

Este ano, Pires que é diretor da Casa da Cultura, ligada a Secretária de Municipal de Educação, com apoio do prefeito Temóteo Brito, voltou a reviver o projeto que contou com apoo da Igreja Católica através do bispo Dom Jailton Lino e das igrejas evangélicas Batista Central e Quadrangular.

Um palco gigante montado no estádio promoveu antes da abertura a apresentação de corais das igrejas; Batista, Quadrangular e da Casa da Cultura.

O prefeito Temóteo Brito acompanhado do bispo Dom Jailton Lino, do presidente da Igreja Batista Central, Jônatas David, de vereadores, assessores e outras autoridades, acompanhou de perto toda a apresentação e no final recebeu um abraço coletivo dos atores.

A apresentação com o brilho majestoso da lua e com efeitos especiais, conto a vida de Jesus desde o seu nascimento até seu calvário. O ponto alto foi a ressurreição que levou o estádio ao delírio. A multidão acompanhou todo o espetáculo em silêncio e algumas vezes com as luzes dos celulares acesas, o que tornou o espetáculo em um ambiente mágico.

Autoridades de nossa cidade também aturam como atores, entre eles o juiz Dr. Roney Jorge Cunha (Caifás) e o Tem. Cel. Magalhães (Herodes).

Edvaldo Lima, o “Branco” que interpretou Jesus, estava muito emocionado “ Não há palavras para demostrar o que sinto neste momento, representar Jesus que deu sua vida por nós, que sofreu por nós neste mundo para que pudéssemos estar aqui, é uma sensação indescritível” disse.

Como as pessoas viram o espetáculo e qual a mensagem deixada para a população neste dia em que comemoramos a Páscoa.

Para o secretário de educação Hermon Freitas, o espetáculo foi um presente pra família de Teixeira de Freitas, um presente dado com amor, através da Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, e o maestro deste projeto todo, que é o maestro Pires, diretor de cultura, com envolvimento de mais de 100 pessoas por mais de 40 dias de ensaio. E o que a gente quer é isso, trazer à população de Teixeira de Freitas essa mensagem de amor, de paz, de renovação, de ressureição, para que os nossos propósitos comuns sejam de amor com a família de Teixeira de Freitas.

O presidente da Câmara de vereadores Ronaldo Baitakão, disse que“Estamos prestigiando um evento que por diversos anos não estava sendo realizado em Teixeira de Freitas, na verdade está sendo um resgate deste evento. Onde o Pires com muito entusiasmo, com muita vontade de fazer a cultura avançar em Teixeira de Freitas, busca realizar esse evento em parceria muito forte com a igreja católica, das igrejas batista central, da quadrangular, e do povo cristão.

Pastor Oséias, presidente das Igrejas Batista Central deixou a seguinte mensagem “A mensagem que a gente pode dar a quem compareceu ao evento é que continue com esse espirito de irmandade, de comunhão que existe, não deixe mais de acontecer, que esse espirito se mantenha, que a gente possa ter Teixeira como uma cidade agradável, que traga muita felicidade, muita realização para as famílias que fazem parte desta cidade

Dom Jailton Lino, bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas falou que viu o evento como uma coisa muito interessante, vejo com bons olhos, porque isso ajuda a criar um bom clima de Páscoa, de Semana Santa, ajuda a gente a perceber os valores que Jesus nos deixou, que seja o valor da paz, da justiça, da solidariedade, que precisamos olhar para a cruz de Jesus, não só como aquele lugar de sofrimento, mas que nos olhemos para a cruz de Jesus como expressão do amor de Deus para nós.

O professor Samuel Ribeiro que representou um dos três reis magos deixou uma mensagem de esperança, uma mensagem de amor.

Mariana Santana, que representou Maria a mãe de Jesus, deixou a seguinte mensagem “Esperança, a esperança nunca morre, o amor é a chave para a humanidade, o amor de Cristo”.

“É motivo de muita alegria participar deste espetáculo, foi a chance de integrar algo tão grandioso, que leva uma mensagem de reflexão à família, hoje, Sexta-Feira Santa muito significativa, Teixeira de Freitas merece um espetáculo dessa magnitude” disse o tem. Cel. Magalhães.

O juiz Dr. Ronei, que interpretou Caifás falou que “Eu me sinto privilegiado por ter sido convidado por Pires para participar desta festa, e como cidadão comum eu tô bem á vontade, e aqui todos os atores estão ansiosos para oferecer ao público um grande espetáculo.   A paixão de Cristo representa para mim um ponto de reflexão, de analisarmos o que somos, ou o que devemos ser, para o bem comum”.

Perguntamos a Pires quais a dificuldades encontradas para montar um espetáculo tão grandioso em pouco tempo e ele respondeu que “Aparentemente é difícil, mas não é não, é muito fácil, a gente já conhece, a gente gosta do que faz. A plateia vai assistir o maior espetáculo já encenado em Teixeira de Freitas.   São aproximadamente 110 pessoas neste evento, até porque tem pessoas que faz dois, três papeis. Foram 40 dias de preparação para esse lindo espetáculo. Nesse espetáculo a mensagem que a gente quer passar é de amor, mostrar que nossa cidade pode produzir boas notícias, a gente não vive de notícias ruins, a gente vive de notícia boa. E nada melhor que a arte para gente propagar essa mensagem de amor e de carinho pela nossa cidade”.

O prefeito Temotéo Brito que não mediu esforços para que o espetáculo acontecesse aproveitou para parabenizar Pires e sua equipe que trabalharam dia e noite para oferecer o maior espetáculo teatral que Teixeira já viu.

“Quero parabenizar Pires e todos os envolvidos neste evento, porque esse evento é de todos. Ele foi promovido e planejado pela casa da Cultura, mas com a presença do Bispo Dom Jailton, Pastores, dos vereadores, dos nossos secretários, de todas autoridades e de diversos voluntários, todos participando desta grande peça, que mexe com o coração do povo, com a emoção do povo, pois é a família. Eu tenho certeza que cada um que veio, vai voltar no próximo ano” disse o prefeito prometendo para o próximo ano a construção do Teatro e da casa da Cultura. Por: Neuza Brizola

Deixe seu comentário
NOTÍCIAS RELACIONADAS

contato@teixeiranoar.com.br
Contato - (073) 8803-3752 /9959-9170
Quem Somos
Fale conosco
Eventos Realizados