• SEJA BEM-VINDO

Témoteo Brito é reeleito presidente do Consórcio de saúde para o biênio 2018/2019,

Publicado em: 8 de novembro de 2017 Atualizado:: novembro 8, 2017

Em reunião que aconteceu na manhã desta terça feira (07), em Teixeira de Freitas, com a presença da diretora de planejamento regional da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) Drª Joana Molesini, do presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES) Leonardo Brito (Alcobaça), e de prefeitos que integram a macrorregião do Extremo Sul, o prefeito Témoteo Brito foi reeleito presidente do Consaúde para o biênio2018/2019, tendo como vice presidente, Zulma Pinheiro (Itanhém) e Silvio Ramalho (Caravelas), secretário.

Durante a reunião também foi criado o Conselho Fiscal, e foi aprovado o orçamento do consórcio para o próximo ano. Na oportunidade, os prefeitos discutiram os ajustes e aprovaram o rateio dos municípios para o funcionamento da Policlínica que será inaugurada no próximo dia 17 com a presença do governador e autoridades baianas, sendo a primeira unidade a ser inaugurada na Bahia.

A Policlínica vai oferecer exames de média e alta complexidade e será mantida através do Consórcio de Saúde com a participação do governo do estado e dos municípios membros. O consórcio foi criado o ano passado e tem como objetivo, oferecer saúde de qualidade, diminuir os custos para os municípios participantes.

Sediada em Teixeira de Freitas, a policlínica vai atender os 13 municípios integrantes do consórcio que passam a ofertar exames de média e alta complexidade previamente marcados proporcional á população de cada município. O Governo do Estado vai custear 40% dos gastos e as prefeituras vão arcar com 60% das despesas divididas entre si em partes proporcionais ao numero de habitantes.

Oito ônibus devidamente equipados e adaptados para transportes de pacientes com deficiências físicas foram disponibilizados pelo governo para transportar os pacientes dos municípios para a policlínica e já estão em Teixeira de Freitas aguardando o início dos trabalhos.

Na Bahia, além do extremo sul, já foram criados oito consórcios de saúde, a meta do governo é que até 2018 mais de 5 milhões de baianos sejam atendidos nas policlínicas do interior.

Por: Neuza Brizola

 


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais