TEIXEIRA NO AR

Tudo sobre Teixeira de Freitas e Região!

Polícia Política SLIDE HOME

Sesab sinaliza que Bahia está sem soro antiofídico para picada de Jararaca

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou na última sexta-feira (18), que o estado está sem estoque de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico). Em nota, a Sesab diz que o problema é originado no Ministério da Saúde e também atinge outros estados.

O soro é utilizado como antídoto quando um indivíduo é picado por uma serpente e é formado por anticorpos, com objetivo de neutralizar a ação do veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que foi picada.

Considerada uma cobra perigosa, a picada da Jararaca pode provocar lesões no local da picada, hemorragia e necrose.

Ainda segundo a Sesab,  Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que fica no Hospital Geral Roberto Santos, não realiza aplicação do soro e não há necessidade de deslocar pacientes para Salvador, a princípio.

A secretaria recomenda que em caso de tratamento com soro, os profissionais de saúde dos municípios procurem as regionais para localizar o centro mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico.

O Ciatox conseguiu de forma emergencial, 100 ampolas do soro emprestadas pelo estado de Pernambuco, até a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde. A previsão é para os próximos dias.

Por: Bahianoticias

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *