Secretário faz reunião para tratar da agricultura familiar em Teixeira
O objetivo foi fazer com que as redes de supermercados conheçam os produtos dos pequenos agricultores das comunidades de Teixeira de Freitas e região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Flávio Guimarães, foi o mediador de um diálogo entre representantes de supermercados de Teixeira de Freitas, pequenos agricultores e Fibria. A reunião ocorreu por volta das 15 horas desta terça-feira, 18 de abril, no gabinete da Prefeitura.
A reunião teve por objetivo fazer com que as grandes redes de supermercados conhecessem os produtos dos pequenos agricultores das comunidades de Teixeira de Freitas e região.
Narcisio Luiz Loss, que trabalha na área de Sustentabilidade, é um dos responsáveis pela aplicabilidade do Programa de Desenvolvimento Rural do Território do Extremo Sul (PDRT). Ele disse que o projeto se iniciou na região em 2011, com oito associações, que, hoje, são 33. Atendendo a 1.100 famílias em todo o eixo da BA-290, que liga Teixeira a Alcobaça, e da BR-418, que liga Posto da Mata a Caravelas.
Luciano Cabral Porto, presidente da Associação Nova Vida de Canabrava, disse que sairia da reunião “muito feliz, pois estou vendo que há pessoas lutando pelo nosso objetivo, que é a distribuição de renda e geração de renda em nossa comunidade”. Ele ainda informou que a comunidade de Canabrava é um grande produtor dos derivados de mandioca (farinha, goma fresca e seca, beiju de vários tipos). Também produz muito maracujá e banana.
Flávio Guimarães, secretário de Indústria e Comércio, afirmou que o objetivo dessa mediação é “fortalecer a economia local”. “A agricultura familiar é um dinheiro que fica aqui, que gira aqui, e, por isso, estamos dando essa atenção especial, a pedido do prefeito Temóteo Alves de Brito”.
Ao fazer essa ponte entre agricultores e comerciantes, o secretário buscou estabelecer um diálogo “para que este produto esteja o mais breve possível nas prateleiras desses supermercados, possibilitando ao produtor uma rentabilidade maior”, finalizou o secretário. por Petrina Nunes
