Publicado em: 12 de fevereiro de 2025 Atualizado:: fevereiro 12, 2025
O programa Melhor em Casa tem um papel essencial no tratamento dos teixeirenses que passam pelas unidades de saúde do município. Com a desospitalização, pacientes que poderiam passar meses ou até anos internados vão para casa, recebendo o cuidado e o tratamento necessários no conforto do lar e cercados por amigos e familiares — contando também com a equipe multidisciplinar do Melhor em Casa, que capacita a família para que os cuidados continuem após a visita domiciliar.
A Dircilene é uma das pacientes acompanhadas pelo programa: após uma ferida na perna que não cicatrizava, ela descobriu que tinha diabetes e precisou passar por uma cirurgia no Hospital Municipal: “para mim foi tudo de bom. São pessoas maravilhosas, que me ajudaram, me deram apoio psicológico principalmente, por que eu cheguei ficar muito pra baixo”, disse. “Meu curativo nunca passou do dia de fazer, o Melhor em Casa me ajudou muito. Se não fosse esses cuidados, minha perna poderia ter sido amputada”.
Segundo Eliane Rodrigues de Oliveira, coordenadora do programa, os resultados têm sido satisfatórios tanto para pacientes como para acompanhantes: “Uma mãe pode passar até um ano internada na maternidade com o bebê recém-nascido, por exemplo, sem poder ver os outros filhos. Nós garantimos o retorno dela para sua rotina para que seja cuidada também por quem a ama. É um trabalho bonito e gratificante, feito com amor, dedicação e respeito”.
Por: Teixeiranoar/Ascom
Últimas notícias