Publicado em: 13 de abril de 2024 Atualizado:: abril 13, 2024
Pré-candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) afirmou, na manhã deste sábado (13), que a polarização política do país não afetará as eleições municipais de outubro deste ano. Segundo o psolista, que participa da plenária estadual da Rede, em Salvador, a “interferência” nacional vai pesar pouco na disputa local.
“A polarização nacional nas eleições municipais tem um efeito menor do que nas eleições estaduais. No caso de Salvador, tem um elemento que é o fato de o prefeito não estar alinhado absolutamente com o bolsonarismo e o fato de ser uma candidatura do governo [estadual] que não é do PT, que provavelmente não vai ter a prioridade do governo federal, inclusive porque o União Brasil está no governo federal. Então, a análise que é possível ser feita é de que a interferência nacional vai pesar pouco na disputa local”, disse Kleber Rosa.
Segundo ele, não há, nesse momento, polarização. “Ao contrário, acho que há um jogo aberto considerando o fato de que historicamente Salvador se divide entre votar na direita ou votar na esquerda. A esquerda sempre teve presença significativa no pleito e, neste ano, a representação de uma candidatura da esquerda está fora do eixo do setor do governo, que é, na verdade, expressada de forma mais efetiva por nós. do PSOL, afirmou Rosa.
Ele ainda salientou que “temos um espaço grande de crescimento dentro, no primeiro momento, dentro desse setor que vota na esquerda, que é significativo em Salvador, e obviamente nós vamos apostar nisso pra não deixar que uma polarização de fato ocorra. Polarização que pode ser que ocorra mais pra frente. A nossa tarefa é não permitir que ocorra, nos colocar com uma alternativa legítima do campo da esquerda, que é, de fato, como a gente analisa o cenário e como a gente se coloca”.
Política Livre