• SEJA BEM-VINDO

PC de MG cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em Alcobaça, contra acusados de armazenar e vender toneladas de queijos de origem criminosa em MG

Publicado em: 6 de março de 2023 Atualizado:: março 6, 2023

Na manhã do último dia 03 de março de 2023, foi desencadeada a operação denominada “Fallere”, expressão proveniente do latim, a qual, traduzida, assume o significado da prática de enganar alguém. As investigações objetivaram apurar a prática, em tese, dos crimes de estelionato, receptação qualificada, e organização criminosa.
O modo de atuação dos autores consistia, em síntese, em adquirir acentuadas quantidades (toneladas) de queijo e outros produtos do mesmo segmento, identificando-se, falsamente, como representantes de empresas existentes no mercado e, após o transporte da mercadoria, frustrarem o pagamento.
As investigações preliminares viabilizaram a reunião de substanciosos indícios de autoria delitiva em desfavor de alguns indivíduos, que tiveram suas prisões preventivas decretadas após representação da autoridade policial. Os autores, que armazenaram e distribuíram o produto do crime principalmente nas cidades de Gov Valadares, Alcobaca e Teixeira de Freitas, eram vistos exibindo carrões e mansões em cidades litorâneas do sul da Bahia.
Já foram procedidas diligências nas cidades de Governador Valadares / MG, Alcobaça / BA, onde policiais realizaram buscas em um estabelecimento comercial e em uma mansão, com vistas a cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Diligências poderão ser realizadas a qualquer momento em Teixeira de Freitas.
Na cidade de Governador Valadares, investigadores procederam o cumprimento dos mandados de prisão em desfavor de dois investigados, sendo um destes também preso em flagrante em razão da prática, em tese, dos crimes de receptação qualificada e furto de energia elétrica.
Na cidade de Governador Valadares, durante a execução de cumprimento de mandado de busca e apreensão em estabelecimento comercial (restaurante), foi encontrada acentuada quantidade de produtos do gênero de laticínios, circunstância que ensejou a prisão em flagrante do proprietário do referido comércio pela prática, em tese, do crime de receptação na modalidade qualificada.
As atividades investigativas e operacionais contaram com a reunião de esforços de aproximadamente trinta policiais civis, alguns destes, durante as investigações, se infiltraram no meio das pessoas, se passavam por turistas, à paisana, até localizarem os alvos. Participaram das operações policiais empresa exercício nas delegacias de polícia de Malacacheta, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Nanuque.
Insta ressaltar que as atividades operacionais em contaram com a colaboração da Vigilância Sanitária local, que interditou os dois estabelecimentos comerciais supracitados, bem como acautelou, provisoriamente, os laticínios ora apreendidos. Em Teixeira de Freitas, no estado da Bahia, a organização criminosa também atuou no comércio de laticínios produtos de crime, razão pela qual novas diligências serão realizadas, com o objetivo de prender demais envolvidos.

Segundo a Polícia Civil mineira, a próxima operação deve ocorrer em Teixeira de Freitas, uma vez que as investigações apontaram a existência de pessoas praticando a mesma modalidade de crime na cidade.

Os indivíduos permanecerão presos à disposição do Poder Judiciário e a Polícia Civil prosseguirá com as investigações, com vistas a identificar outros envolvidos, bem como outros bens, oriundos de ilícitos penais, viabilizando, assim, a completa responsabilização no âmbito penal. Já foi recuperado parte das toneladas de queijo. Foi localizado carne suína e camarões.
As sedes do Departamento e Delegacia Regional de Teófilo Otôni, mediante atuação das autoridades policiais e demais policiais civis envolvidos, contribuíram, sobremaneira, na operacionalização das atividades investigativas internas e externas, viabilizando, assim, o êxito dos resultados obtidos.
Por: Teixeiranoar/com informações/PC/MG


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais