Publicado em: 17 de maio de 2025 Atualizado:: maio 17, 2025
Nova Viçosa: A Polícia Civil da Bahia (PC-BA), com apoio da Polícia Penal, cumpriu na última semana um mandado de prisão preventiva contra Gilmar Rodrigues de Souza, 38 anos, conhecido como “Coroa”. A ordem, expedida pela Vara de Jurisdição Plena de Nova Viçosa (TJ-BA), foi assinada pelo juiz, Dr. Renan Souza Moreira.
O crime:
Segundo as investigações, Gilmar teria organizado o assassinato de Rosival Dias dos Santos, ocorrido em 4 de outubro de 2023, no Distrito de Helvécia (Nova Viçosa). Por volta das 4h da madrugada, um grupo composto por adolescentes e dois adultos invadiu a casa da vítima e efetuou vários disparos, matando Rosival no local. Após o crime, os acusados fugiram para o Distrito de Posto da Mata.
Além de Gilmar, os investigadores identificaram outros envolvidos:
– André Luiz Ferreira Marques (“Roundup”, “RD” ou “Bruxo”), maior de idade e ainda foragido;
– Um indivíduo conhecido como “MP”;
– Adolescentes (cujos nomes não foram divulgados devido à legislação).
Motivação: disputa pelo tráfico:
A Polícia Civil apurou que o crime teve como pano de fundo uma disputa por pontos de venda de droga na região de Nova Viçosa e cidades vizinhas. Gilmar, considerado o mandante, teria fornecido as armas usadas no homicídio.
Prisão e andamento do caso;
Ao ser preso, Gilmar foi informado sobre a preventiva e permanece à disposição da Justiça. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, com o indiciamento do acusado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e meio cruel).
A polícia segue em busca de André Luiz, único envolvido ainda foragido.
Por: Lenio Cidreira/LN