Publicado em: 4 de fevereiro de 2023 Atualizado:: fevereiro 4, 2023
Um vereador de Macaúbas, na Bacia do Paramirim, no Sudoeste baiano, renunciou ao cargo. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Cléber Oliveira Rego (PSD) teve a renúncia confirmada em sessão desta sexta-feira (3). Não foi informado o motivo da desistência do mandato.
Na última quinta-feira (2), os trabalhos na Câmara de Macaúbas em 2023 foram iniciados. O suplente do cargo, que não teve o nome informado, foi convocado pelo presidente da Casa Marciel Costa Souza (PP).
Nesta semana, quatro novos vereadores também tomaram posse após quatro legisladores terem sido cassados por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020 (lembre aqui).
Quatro vereadores de Macaúbas, na Bacia do Paramirim, no Sudoeste, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação se refere à eleição municipal de 2020 e acatou suspeita de uso de candidaturas femininas naquele pleito.
Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a medida atinge os legisladores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral, todos do antigo DEM, atual União Brasil (UB). A decisão foi tomada pelo ministro Mauro Campbell, do TSE.
Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), o partido DEM da cidade usou a candidaturas de três mulheres – uma delas esposa de um vereador – que sequer fizeram campanha.
Na decisão, o ministro ainda determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, além de declarar a inelegibilidade de José Carlos Bonfim, presidente municipal do União Brasil de Macaúbas, e das candidatas Atalita Silva Sutério, Margarida dos Santos Nogueira e Maria Alves de Oliveira.
Fonte: bahianoticias
Últimas notícias