Publicado em: 3 de fevereiro de 2024 Atualizado:: fevereiro 3, 2024
Nadson Henryck, de 18 anos, concluiu Ensino Médio no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, em Vera Cruz, distrito caracterizado por elevado índice de vulnerabilidade social
O jovem Nadson Henryck Kirmse Alves, de 18 anos, morador do distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, vai cursar Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A aprovação foi garantida após o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UFRJ possui um dos cursos de Direito mais concorridos do Brasil.
Nadson sempre estudou em escola pública e, em dezembro passado, concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Doutor Eraldo Tinoco, em Vera Cruz, um distrito com alto índice de vulnerabilidade social. No Enem 2023, ele obteve nota 880 na redação, de um total de 1.000.
Segundo a mãe do jovem, Raquel Kirmse Alves, o sonho do filho era estudar Medicina, mas a nota obtida no Enem não foi suficiente para ingressar nesse curso. A segunda opção foi Direito, no qual foi aprovado na UFRJ.
ESTUDIOSO E LÍDER – Nadson é o primeiro aluno do Colégio Estadual Doutor Eraldo Tinoco a ser aprovado em uma faculdade pública federal. O feito foi comemorado pela escola em uma postagem nas redes sociais, na qual parabenizou o estudante pela “conquista histórica”.
Raquel conta que o filho sempre foi muito estudioso e elogiado pelos professores. Na escola, tinha espírito de liderança e sempre estava à frente da turma nos trabalhos. “Ele sempre foi muito dedicado e estudava até altas horas da madrugada”, disse a mãe.
EDUCAÇÃO INCENTIVADA PELA FAMÍLIA – A mãe de Nadson é pedagoga e geógrafa. Ela é professora contratada do município de Porto Seguro, onde dá aula de Geografia para turmas do 1º ao 5º ano. Já o pai tem uma caçamba e trabalha como autônomo fazendo fretes.
Raquel conta que a prioridade dela e do marido foi proporcionar educação para os filhos. Além de Nadson, eles têm outras duas filhas. Como a família não tem condições financeiras de pagar ensino particular, o casal sempre os incentivou a estudar.
Por esse motivo, a aprovação de Nadson em Direito na UFRJ foi motivo de imensa felicidade. A mãe conta que a emoção foi tanta que nem conseguiram dormir à noite, após o resultado.
O estudante seguirá o mesmo caminho profissional da irmã mais velha, de 22 anos, que há poucos dias colou grau em Direito na Faculdade Unesulbahia, em Eunápolis, cursado através do Fies.
NADSON VAI MORAR EM ALOJAMENTO – Pouco acostumado a passar muitos dias fora de casa, Nadson se prepara agora para uma nova fase de sua vida. Como a família não tem condições econômicas para pagar moradia e alimentação do jovem no Rio de Janeiro, ele optou por morar no alojamento da universidade, onde também poderá fazer as refeições.
UNIVERSIDADE MAIS ANTIGA DO PAÍS – A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a mais antiga instituição de ensino superior do país e está entre as melhores federais do Brasil.
Fonte: Radarnews
Últimas notícias