Publicado em: 25 de setembro de 2024 Atualizado:: setembro 25, 2024
Um dos temas mais abordados na campanha deste ano à Prefeitura de Salvador, o abuso no número de policiais civis e militares na equipe do vice-governador Geraldo Jr. (MDB), candidato ao Executivo municipal, foi mais uma vez pauta na imprensa local. Desta vez, na entrevista que o emedebista concedeu à TV Bahia, na tarde desta quarta-feira (25). A informação sobre o uso de dezenas de policiais militares em seu gabinete foi revelado por este Política Livre em março de 2023 (veja aqui e aqui).
Questionado pela apresentadora Jéssica Senra sobre o tema que tem sido peça de críticas da campanha de Bruno Reis neste pleito, Geraldo preferiu não responder à pergunta, optando por divulgar dados de combate à insegurança pública na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Nós optamos, eu e o governador Jerônimo Rodrigues, de eu ser um vice-governador sem uma pasta temática, rodando pela Bahia, assumindo o governo. Esses homens e mulheres que merecem a nossa respeitabilidade, eles têm uma carga horária. Nós temos a consciência que a atribuição constitucional do combate ao crime organizado é dever do Estado, e nós fazemos isso com o enfrentamento ao crime organizado, de tirar de circulação mais de 105 líderes de facções em Salvador e na Bahia, de humanizar o sistema desses policiais homens e mulheres, o que quero deixar claro, nós temos a consciência. Nós vamos continuar humanizando o sistema, trazendo viaturas para a Bahia e para Salvador, fortalecendo um enfrentamento ao crime organizado. Está no nosso programa de governo em apoio ao governo federal a criação da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, fortalecendo a Guarda Municipal”. desconversou Geraldo.
Conforme revelado por este Política Livre e confirmado pelo próprio vice-governador em entrevista à Rádio Metrópole, o gabinete de Geraldo Jr. possui 33 policiais das polícias Civil e Militar. Na oportunidade, ele cutucou o deputado federal João Leão (PP), ex-vice-governador do Estado. “Não são 40 [policiais], não. Informa a esse site aí [Política Livre] que são 33 e eu estou pedindo ao governador que reforce, porque agora tem um vice-governador que trabalha”, declarou Geraldo.
Política Livre