• SEJA BEM-VINDO

Foco no poder-Transparencia é a palavra de ordem

Publicado em: 18 de março de 2013 Atualizado:: março 24, 2013

FOCO NO PODER

Por Dilvan Coelho

Transparência é a palavra de ordem!

Além dos dois maiores problemas da maioria das cidades serem SAÚDE E SEGURANÇA. O que o povo mais quer dos novos gestores é TRANSPARÊNCIA. Só resta saber quem cobrará isso dos governantes? Existem três órgãos que têm legitimidade para a cobrança. O Ministério Público, a própria Procuradoria dos Municípios e também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No caso de Teixeira de Freitas, existem informações oficiais de que a OAB irá agir criando a comissão de transparência, envolvendo toda a sociedade organizada. Que isso sirva de exemplo para as demais cidades!

Nunca um governador fez tanto?

O Governador cancelou a visita a Teixeira, ele vinha fazer o quê? Na semana anterior, veio inaugurar a obra de esgotamento sanitário, ainda em andamento, que está sendo realizada com recursos federais do PAC 2. Embora seja necessária, a execução desta obra tem causado transtornos à população devido à falta de gerenciamento da prefeitura. Os teixeirenses esperavam que o governador anunciasse medidas auxiliares ao prefeito, tendo em vista o fato de o município ter decretado estado de emergência. No entanto, isso não ocorreu, e, sequer, nada a ele foi cobrado. Ao contrário, o prefeito, em matéria oficial divulgada à imprensa, afirmou que nunca um governador fez tanto pela cidade. O povo espera que um líder tenha coragem e altivez para cobrar em seu nome!

TEIXEIRA BUSINESS – Feira de Negócios

O Sincomércio – com o apoio da ACE, CDL, Coopmista e Sindicato Rural – realizará a Teixeira Business, evento multissetorial, que ocorrerá entre os dias 21 a 24 de março de 2013, no Parque de Exposições. Acontecerá, simultaneamente, Feira de Produtos, Máquinas e Serviços; Seminário sobre Agricultura Familiar; Leilões de Agropecuária; Vaquejada e grande show da dupla Jorge e Mateus. A Teixeira Business é um evento com múltiplas ações, cujo objetivo é confirmar e fortalecer a vocação de Teixeira de Freitas como polo comercial do Extremo Sul da Bahia e para o turismo de negócios, bem como a integração regional.

Votos de deputado serão superdisputados

Na região do baixo Extremo Sul, cuja sede é Teixeira de Freitas, o voto de deputado será disputado palmo a palmo. Da parte dos que apoiaram o prefeito deverá surgir várias candidatos. A vereadora Erlita deverá ser a candidata oficial do PT, porém, deve sair candidato também um representante da Família Pinto, que pode ser Anderson Pinto. No entanto, o radialista Lucas Bocão poderá ser “o cara”. Ainda há outros nomes, como o advogado Gean Prates e o vice-prefeito Gilberto do Sindicato; além do secretário Henrique da Ceplac, que sonha ser candidato com o apoio do compadre governador.  Da oposição, poderão surgir três candidaturas: Temóteo, Wilsinho e Marta Helena. Sem contar os candidatos “copa do mundo” que virão garimpar votos.

A Caravana da Cultura na região

A Caravana da Cultura estará em Teixeira de Freitas na segunda-feira (18). As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios. A ação pretende, ainda, detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado. O maior objetivo da Caravana é o de conhecer a cultura de cada região para melhor valorizar suas especificidades. Esta é, realmente, uma grande iniciativa do governo estadual através da Secretaria de Cultura.

Numa eleição, quem bate perde?

O marqueteiro mais famoso do Brasil, Duda Mendonça, afirma em seu livro “Casos & Coisas” que quem bate perde. Essa é uma verdade relativa, porque, na maioria das vezes, as campanhas negativas rendem mais votos do que as propositivas. Nos Estados Unidos, a campanha negativa representa 60% da disputa. Na realidade, devemos saber evidenciar os pontos fortes dos nossos candidatos e explorar negativamente os pontos fracos dos adversários.


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais