Duplicação da BR-101
O ministro dos Transportes, César Borges, em visita ao Extremo Sul da Bahia, falou na duplicação da BR-101, porém, até agora, nada aconteceu, sequer foi incluída no último pacote de estradas que foi leiloado recentemente pelo Ministério. Outra reivindicação feita foi a anel rodoviário de Teixeira, que hoje é uma das maiores prioridades, pois, irá retirar o tráfego pesado da BA-290 de dentro da cidade. Entretanto, até hoje, ninguém assumiu esta obra. Nem o município, nem o estado, ou, o governo federal.
Candidatos da Bahia
Os candidatos da Bahia a sucessão de Wagner já estão praticamente definidos. Rui Costa, do PT, e Lídice da Mata, PSB, já estão certos. Só falta definir o candidato das oposições, que, provavelmente, marcharão unidas em torno de uma candidatura única. Os nomes mais prováveis são: Paulo Souto, do DEM, ou Geddel Vieira Lima, do PMDB. O governador acredita que irá acontecer com a candidatura de Rui Costa o que aconteceu com a dele, que decolou nos últimos meses quando venceu a primeira vez. Será que vai?
Cabeça do eleitor
No livro “Cabeça do eleitor” existe um pensamento que diz: ganhar a eleição de um governo bem avaliado não é para qualquer um, é para quem pode. O inverso também é verdadeiro, dificilmente um governo com uma avaliação de ótimo/bom menor do que 50% ganha a eleição. No caso do governo de Jaques Wagner, a avaliação positiva do seu governo está bem abaixo de 50%. Além disso, ele quer eleger um candidato desconhecido, achando que a força do poder é suficiente para eleger o sucessor, a exemplo do que Lula fez com Dilma. As circunstâncias são diferentes.
Candidatos a deputado
Em Teixeira de Freitas deverá haver uma invasão de candidatos “copa do mundo” como nunca visto, mas, tudo indica que as candidaturas a deputado estadual deverão estar polarizadas entre duas mulheres e dois homens. Marta Helena, candidata apoiada pelo padre, e Erlita, apoiada pelo prefeito, serão bem votadas. Os dois homens serão Temóteo Brito e Lucas Bocão. Temóteo tem um eleitorado fiel, mesmo o mandato dele não sendo bem avaliado. Lucas, devido à força dos meios de comunicação, será bem votado.
Um bom governante
Um governante pode se destacar como um tocador de obras ou com um bom trabalho na área social. O governo de João Bosco, até agora, tem deixado a desejar como executor de obras, todavia, ele aposta todas as fixas nos recursos do PAC para transformar Teixeira em um canteiro de obras. Na área social, tem sido feito um bom trabalho de inclusão social, através da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Bem Estar Social, cuja atuação dos dois secretários vem se destacando. Na área de saúde foi colocado um técnico que vem fazendo um trabalho sério e tudo indica que vai conseguir reverter o quadro. No entanto, o que tem mais desgastado o governo são os contratos milionários. Não basta ser honesto, tem que parecer ser.
O poder fiscalizador
Com os movimentos de rua que aconteceram no Brasil no mês de junho, o povo tomou consciência da força que tem, com isso, passou a exercer uma força que está se transformando no quarto poder, que é o fiscalizador, devido à mobilização das redes sociais. Principalmente a juventude, que hoje se informa mais através da internet na palma da mão do que através de outros meios, como a imprensa escrita ou mesmo falada através das rádios e da TV. Quem não se adaptar a mudança dos novos tempos não vai conseguir sobreviver.
Os estacionamentos
Na maioria das cidades de médio e grande porte, estacionar seu carro é um problema sério devido à falta de vagas, principalmente por conta das motos, em quantidade bem superior a de carros, as quais, muitas vezes, ocupam o lugar de um veículo. Em Teixeira de Freitas, por exemplo, estacionar no centro da cidade se tornou uma tarefa quase que impossível. O pior é que as pessoas não têm o hábito de colocar seu carro no estacionamento só para não pagar um pequeno valor. Com isso, desmotiva os empresários a investir em estacionamentos, que além de comodidade ao motorista, oferece segurança ao veículo.