• SEJA BEM-VINDO

Emoção marca a formatura de 24 novos policiais militares no 13º BPM de Teixeira de Freitas

Publicado em: 26 de setembro de 2014 Atualizado:: setembro 26, 2014

BATALHÃO 1

A Polícia Militar da Bahia realizou hoje (26/09), a cerimônia do Curso de Formação de Soldados de 2014. Formaram-se 512 policiais e 95 bombeiros militares, de um total de 1.395 formandos, que vão reforçar a segurança em todo o Estado. O 13º Batalhão da Policia Militar em Teixeira de Freitas realizou sua cerimônia de formatura no final da manhã desta sexta-feira (26), dos seus novos 24 soldados que após 7 meses no curso de formação tiveram suas missões concluídas numa concorrida cerimônia militar que contou com a presença do comandante de Operações da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Fernando Cunha Bonfim, que hora  representou o comandante geral, coronel Alfredo Castro.
BATALHÃO 2

O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre tantas presentes estavam os juízes de direito Roney Moreira e Argenildo Fernandes, as promotoras de justiça Graziella Junqueira Pereira e Anna Kristina Prates, os delegados Marcus Vinicius e Kleber Gonçalves, vereadores, secretários municipais e comandantes de unidades policiais da região, além do prefeito João Bosco Bittencourt (PT), que foi paraninfo da turma de formandos a soldado.

Conforme o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Paulo César Alves da Silveira, os novos 24 policiais militares reforçarão a segurança da cidade e atuarão no processo de pacificação e ostensividade. Segundo tenente-coronel Paulo Silveira, os novos policiais passaram os últimos sete meses se preparando para a atividade, com aulas práticas e teóricas de tiro, abordagem, sobrevivência, polícia comunitária e direitos humanos, entre outras disciplinas. E os novos soldados formarão um novo cinturão de segurança na ampliação das ações do Batalhão na cidade.


BATALHÃO 3

Segundo o coronel Paulo Fernando Cunha Bonfim, comandante de Operações Policiais Militares da PM na Bahia, em seu pronunciamento, destacou que a nova turma de policiais militares contribuirá para enriquecer a nova relação que a Corporação está estabelecendo com a sociedade. Para os novos soldados deixou a mensagem: “Sejam os arquitetos desta manhã. Projetem e materializem o sonho que as pessoas têm de viver sem medo, de respirar despreocupadas com a segurança de seus entes queridos, de depositar na farda cáqui a crença de sua tranquilidade, a fé na paz social”.

BATALHÃ0 4

De forma simbólica, os formandos mais bem colocados no curso de formação, o nº 06 – José Santos da Silva Junior (1º lugar), o nº 11 – Thiago Moreira de Santana (2º lugar) e o nº 14 – Sterven Ekson Silva (3º lugar) receberam o kit policial. Conjunto de equipamentos de proteção individual formado por uma pistola calibre Ponto-40, 35 munições calibre Ponto-40, colete balístico, algema, espargidor de gás, bastão tonfa e cinto de guarnição completo. Os padrinhos, madrinhas e familiares participaram do ato fazendo a entrega dos certificados de conclusão aos novos soldados, quando a emoção tomou conta de todos e de todas.

BATALHÃ0 5

E para marcar o engajamento com o trabalho em prol da segurança da sociedade, os soldados prestaram o compromisso policial militar perante o pavilhão nacional. “Ao ingressar na Polícia Militar do Estado da Bahia, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o sacrifício da própria vida”. Em seguida, prestaram continência à Bandeira Nacional.

O formando João Henrique Felix Dantas (soldado nº 01), falou da emoção de estar se formando, após passar por seis etapas do concurso e da trajetória para se tornar policial militar e seguir a mesma carreira do pai. “É muito gratificante pertencer a esta honrosa corporação. Essa formatura foi à conquista de um sonho. Tivemos instrutores bastante capacitados, que nos auxiliaram o tempo inteiro e hoje é só comemorar a realização de um sonho de vida. Passamos por seis etapas muito difíceis e complicadas. Mais de 74 mil candidatos concorreram na primeira fase do concurso e estar aqui, hoje, entre os 1.395 policiais que se formam hoje na Bahia é, sem dúvida, a realização de um grande sonho. Estamos preparados para servir a população baiana, pois fomos bem treinados e preparados”, afirma João Henrique Felix Dantas.

De acordo ainda com o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Paulo Silveira, os novos policiais militares vãoatuar no policiamento pelas ruas da cidade, de forma mais ostensiva, que é o foco de ação da Polícia Militar, cada um dos novos soldados também recebeu um colete refletivo. Informando que nenhum soldado ficará em atividades administrativas. Todos serão empregados nas atividades operacionais e estarão nas ruas. Elogiou o empenho do governo do Estado no cumprimento do compromisso assumido com a sociedade baiana, especialmente de Teixeira de Freitas, de melhorar o efetivo da segurança pública, e desta forma aumentar a sensação de segurança no extremo sul do Estado.

O tenente-coronel Paulo Silveira ainda destacou que a população irá receber policias preparados. “Com certeza a população recebe PMs preparados, bem treinados e qualificados para fazer os serviços que são outorgados. Essa é uma polícia cativante, íntegra e laboriosa. A missão da Polícia Militar é a preservação da ordem pública e, para isso, a corporação trabalha de forma preventiva para inibir o cometimento da infração penal, através de patrulhamentos, rondas, abordagens a pessoas e a veículos. E quando ocorre a quebra da ordem ou o crime, a polícia militar passa a atuar repressivamente com a realização de prisões, detenções, buscas, condução e apresentação dos criminosos às autoridades policiais”, disse.

Os 24 novos soldados, são:

01 – João Henrique Felix Dantas 02 – Aldeir Brasilio Santos 03 – Jaguaracy de Oliveira 04 – Glauber Fonseca Matos 05 – Raphael Soares Gomes 06 – José Santos da Silva Junior 07 – Vinicius Galdino de Oliveira Lima 08 – Sidiley Pires Barbosa 09 – João Antônio Carvalho dos Santos 10 – Robson Bispo de Jesus 11 – Thiago Moreira de Santana 12 – Sérgio Oliveira Campos 13 – Erlon Novais Farias 14 – Stervem Ekson Silva 15 – Felipe José Sá Santos 16 – Eronaldo dos Santos Silva 17 – Rafael Souza Silva 18 – Rodrigo Barbosa da Silva 19 – Jakson Viana de Castro 20 – Jairo Lima Portela 21 – Bruno Trindade Santos 22 – Felipe Souza Felix 23 – eliminado 24 – Mateus Alves da Silva 25 – Maxwel de Souza Santos. Por: Átilla Borborema 

 


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais