Em dez dias, Jerônimo perde dois deputados estaduais para base de ACM Neto; movimento eleva rumores de debandada

17 de novembro de 2025 às 22:09

O anúncio, nesta segunda-feira (17), da saída do deputado Cafu Barreto (PSD) da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para se juntar à oposição confirmou o sinal de preocupação que se instalou no núcleo governista desde o rompimento do deputado Nelson Leal (PP), ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no último dia 7.

No intervalo de dez dias, Jerônimo viu dois deputados, representantes de regiões estratégicas – Irecê e Vale do Paramirim -, migrarem para seu principal oponente de 2026, deixando pelo caminho o rastro de possíveis novas baixas.

A movimentação de ambos repercute nos bastidores entre os colegas deputados, que fazem contas e analisam quais  condições eleitorais lhes serão mais favoráveis no próximo pleito, especialmente diante da concorrência acentuada de ex-prefeitos desejosos em ganhar uma cadeira no Legislativo.

A movimentação de ambos repercute nos bastidores entre os colegas deputados, que fazem contas e analisam quais  condições eleitorais lhes serão mais favoráveis no próximo pleito, especialmente diante da concorrência acentuada de ex-prefeitos desejosos em ganhar uma cadeira no Legislativo.

Com atuação na região de Irecê, Cafu, ex-prefeito de Ibititá, tinha sua reeleição severamente ameaçada no campo governista, cenário que muda com sua migração para a oposição, onde ele passar a figurar como o principal emissário regional de ACM Neto.

Nesse sentido, passa a contar com apoios que não tinha enquanto estava na ala governista, como o ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho – um dos coordenadores da pré-candidatura de Neto.

Fonte: Políticalivre

 


Compartilhar:

Relacionadas