• SEJA BEM-VINDO

Elmar mostra força ao juntar Lira e Jerônimo, mas presença de Antonio Brito equilibrou cenário

Publicado em: 19 de fevereiro de 2024 Atualizado:: fevereiro 19, 2024

Não foi um simples café da manhã entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante a passagem do alagoano pelo Carnaval de Salvador. O encontro foi marcado pelo simbolismo do oposicionista Elmar Nascimento (União), cicerone de Lira, ter levado o todo-poderoso da Câmara para o ninho petista no Palácio de Ondina. Foi, ao mesmo tempo, uma demonstração de força e um teste para saber até que ponto a corda pode ser esticada para manter relações republicanas.

Quem esteve no encontro sinalizou que, em um primeiro momento, houve a tentativa de ser um momento mais intimista, sem a presença dos pares de deputados que se deixaram fotografar com Lira e o governador. Para Elmar, uma foto sem a presença de tantos aliados do governo da Bahia renderia muito mais impacto, especialmente após o veto dos petistas baianos à ascensão dele para uma cadeira na Esplanada dos Ministérios. Não deu lá muito certo a estratégia.

Para Jerônimo, não é interessante fortalecer tanto a candidatura de Elmar à presidência da Câmara. O União Brasil é a antítese aos mais de 16 anos do PT no poder na Bahia e o líder do partido na Câmara é um desses representantes. Somado à grande chance de Davi Alcolumbre presidir o Senado Federal, os eventuais riscos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva se tornar refém do grupo adversário é grande demais para quem consegue antever os passos dos adversários.

Foi por isso, principalmente, que todos os registros que vieram a público em que Elmar aparece no Palácio de Ondina, mesmo que à distância aparece o deputado federal Antonio Brito (PSD), considerado um dos oponentes com chance de impor certo nível de incerteza na condução de Elmar como o sucessor de Lira na Câmara. A preocupação veio não do governo, mas de parlamentares governistas que não queriam se comprometer com o apoio que poderia ser inferido a partir das fotografias ao lado do atual presidente e do então favorito à sucessão.

Fonte: Bahianoticias


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais