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Dilma desaba em popularidade

Publicado em: 30 de junho de 2013 Atualizado:: junho 30, 2013

DILMA

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou. A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos. Já era esperado, não de forma não como aconteceu porque não se imaginava que a popularidade da presidente Dilma despencasse em apenas três semanas. Os movimentos das ruas expuseram a fragilidade do governo em diversos segmentos e ela desabou de 57% para um mergulho de 27 pontos. A queda já havia se iniciado. Ela alcançara, a tomar como base seu auge, 71%. Agora tem 30%. Sua gestão passou, no julgamento dos brasileiros, em relação à pesquisa anterior do DataFolha, entre ruim e péssimo, subindo de 9% para 25% . Segundo o instituto, que tem a maior credibilidade entre todos os institutos que realizam pesquisas de opinião, perdeu mais de 20% e isso aconteceu em todas as regiões. Trata-se, ainda segundo o DataFolha de algo como se País, fosse homogênico, coisa que, na verdade, nunca foi. Somente aconteceu algo semelhante uma vez, quando o então presidente Fernando Collor, de triste memória, apresentou o seu plano econômico que surrupiou a poupança dos brasileiros. Aconteceu em 1990, confiscando-a, quando era ministra da Fazenda Zélia Cardoso. Ele nunca mais se recuperou e terminou sendo apeado do poder por impeachment, como se sabe. A perda da presidente, agora se deu em todas as faixas da população. Nessa avaliação, para não fugir à regra, também está o desempenho da economia. O resultado coincide ainda com a avaliação do estranhamente silencioso Lula e passa a ser um obstáculo para reeleição de Dilma. O que ela perdeu em tão pouco tempo terá que recuperar o que é mais difícil, porque a sua nova imagem passou a fazer parte do imaginário da população. Ademais, continua elevada a percepção de que a inflação vai continuar em ascensão. O movimento das ruas, que ainda permanece, certamente para o seu desespero, poderá levar a uma campanha eleitoral eletrizante como não se imaginava, nem o Palácio do Planalto dava importância tomando como base  os  presumíveis adversários de Dilma. Essa pesquisa é tão só sobre o mergulho da sua popularidade. No entanto, será complementada com uma consulta eleitoral, envolvendo quem está posto como seus competidores, que, de maneira geral, ainda não têm pleno conhecimento da população. Para o PT a pesquisa passa a ser um desespero, porque é de se concluir que o partido também caiu, talvez em proporções maiores. 


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