Publicado em: 18 de novembro de 2013 Atualizado:: novembro 18, 2013
Aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (18) no Fórum de Teixeira de Freitas, uma ampla reunião envolvendo comerciantes da cidade, Judiciário, Ministério Público, representantes das polícias Militar e Civil, PRF, além do diretor do Conjunto Penal, quando foram traçadas estratégias para que os clientes da cidade e região possam comprar com tranqüilidade no comércio teixeirense durante o período natalino.
Segundo informou o empresário Flávio Guimarães, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas (Sincomércio) há um reclame regional sobre os problemas de segurança pública da cidade e se ações eficazes não forem implementadas, os consumidores, por causa desse clima de insegurança, podem afastar e provocar queda nas vendas do comércio justamente no melhor período, que o final de ano.
Durante o Natal e Ano Novo estima-se que aproximadamente 200 mil pessoas de outras cidades visitem o comércio de Teixeira de Freitas, que além dos preços atraentes, também estão atentos para questões de segurança, principalmente furtos e roubos.
Entre as medidas que devem ter impacto imediato, ficou definido pelo juiz Argenildo Fernandes, titular da Vara Crime, o Ministério Público e o tenente coronel Ozires Cardoso, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), que os casos dos presos que possuem direito ao livramento provisório no final do ano, agora em 2013 enfrentarão uma análise mais criteriosa, já que além de cometer crimes, muitos acabam quebrando a condicional e não mais retornando à prisão.
O delegado Kléber Gonçalves, plantonista de Teixeira de Freitas e que representou o coordenador Marcos Vinicius, disse que durante a operação de segurança no fim de ano a Polícia Civil estará com efetivo maior e alguns dos policiais vão trabalhar com plantões extras. Também participaram do encontro integrantes da Guarda Municipal e representantes da Prefeitura de Teixeira de Freitas.
“A estratégia de definir um plano de segurança é de extrema importância para os comerciantes. Nesse período não podemos nem pensar em perder um só cliente, temos é que atrair mais consumidores para o comércio de nossa cidade”, disse Flávio Guimarães, um dos provocadores da reunião. Esse ano, além das promoções habituais, uma parceria entre as entidades que representam o comércio e a Prefeitura de Teixeira de Freitas, visa investir cerca de R$ 600 mil na ornamentação da cidade, especialmente nas ruas onde estão centralizadas as lojas e praças públicas.
Por: Ronildo Brito e Tiago Ramos
Últimas notícias