Com prisão de empresário, polícia pode ter desmantelado mega esquema de sonegação fiscal em Teixeira

12 de março de 2015 às 08:51

OTA 1

Após denúncia de um comerciante dando conta que notas fiscais de sua sociedade empresarial estavam sendo usadas ilegalmente para o comércio de frutas, no final da tarde desta quarta-feira (11), por volta das 17h30, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, foram à sede de uma empresa de distribuição de frutas, onde supostamente estaria funcionando a central de falsificação e distribuição das notas “frias”.

Chegando ao local, às margens da rodovia BR-101, nos fundos do conhecido Posto Aires, os policiais detiveram Gerson Batista de Araújo, de 51 anos, que disse ser empresário e dono das Frutas Baianas e em seu escritório apreenderam, além de cinco talões da empresa que o acusado disse ser de sua propriedade, 01 talão em nome da Fazenda Nobreza, 01 talão da Ki-Coco Rocha, 01 talão em nome da Fazenda Limeira, 02 talões da Inelsul, 02 talões da Comercial AT-Melancias, 02 talões em nome de Melancias Mineirinho, 01 talão da Fazenda Vencedora II, pastas contendo vários documentos, envelopes, cadernos de anotações para despacho de cargas de frutas, inclusive para outros estados e uma folha de Nota Fiscal em nome da ADM. Comércio de Frutas.

Na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (DEPOL), para onde foi levado preso, o suposto empresário Gerson Batista de Araújo, de 51 anos, tentou negar qualquer irregularidade em sua atividade comercial e insistiu que sua empresa Frutas Baianas seria regular. Ele só não conseguiu explicar os motivos da existência de tantos talões de empresas e fazendas diferentes que estavam em seu poder.

NOTA 2

A partir de agora a polícia começa a investigar o suposto esquema para sonegação de impostos, já que denúncias dão conta que além de Gerson, pode existir mais gente envolvida na impressão, montagem e distribuição das notas fiscais falsificadas. Cada documento estaria sendo vendido pelo valor de R$ 50, que posteriormente serviria para transporte de frutas, principalmente melancia, sem o pagamento dos impostos devidos. Todos os donos das empresas que aparecem nas notas fiscais apreendidas serão convocados a depor.

Em relação a Gerson Batista de Araújo, de 51 anos, morador da rua Floresta, nº 84, bairro Santa Rita, em Teixeira de Freitas, após a prisão, ele acabou apresentado ao delegado Manoel Andreeta, autoridade policial de plantão nesta quarta-feira, dia 11, na sede da 8ª Coorpin. Na manhã desta quinta (12), Andreeta informou que após ouvir o acusado e diante das evidências o indiciou por falsificação de documentos e uso de documentos falsos, com base nos artigos 297 e 304 do Código Penal Brasileiro (CPB). Ele permanece preso à disposição da Justiça. (Por Ronildo Brito)

 

 


Compartilhar:

Relacionadas