• SEJA BEM-VINDO

Com dinheiro e bons advogados, “receptadores e estelionatários” não ficam na cadeia; diz policia

Publicado em: 14 de agosto de 2014 Atualizado:: agosto 14, 2014

LADRÕES 1

A sensação de impunidade impera em todos os sentidos no que se refere a criminalidade em Teixeira de Freitas e região. Nos últimos anos, tantos os crimes contra a vida, quanto contra o patrimônio tem aumentado de forma assustadora, principalmente em Teixeira de Freitas, a maior cidade da região do extremo sul.

Mas esse aumento assustador da criminalidade em Teixeira de Freitas e região possivelmente é causado por várias vertentes. Acreditamos que a principal delas, sem dúvida alguma é a falta de comprometimentos de nossos governantes com às causas sociais. A falta de coragem dos prefeitos, da região e até mesmo do governador do estado de estarem encarando esses problemas de frente, tem trazido serias consequências à população de Teixeira e região.

Um gestor público que é comprometido com o seu povo, jamais ele poderá cruzar os braços e fechar os olhos para os problemas de ordem social e de segurança pública em seu governo. Todos eles sabem, que  não se combatem a criminalidade e a violência exacerbada sem o comprometimento com  projetos e políticas públicas voltadas para essas áreas, não se combate a violência urbana sem uma educação pública de qualidade,  sem saúde pública para todas, além de moradia digna , emprego e renda.

Mais um outro fator tem trazido muita preocupação e uma sensação de impunidade e medo a nossa população, a falta da aplicabilidade da Lei penal corretamente, além da morosidade do judiciário na punição dos supostos culpados, sobretudo daqueles que estão presos ou com mandados de prisões expedidos. Segundo informações das próprias policias, a morosidade da justiça criminal e as brechas deixadas pelas Leis penais tem dificultado os trabalhos dos órgãos de segurança, bem como causado pânico e muito medo em toda sociedade de Teixeira de Freitas e região.

Os assassinatos brutais e os crimes de roubo a mão armada vem aumentado de forma assustadora na região, sobretudo em Teixeira de Freitas, mas todos sabem que 80% dos assassinatos ocorridos na cidade estão relacionados ao tráfico de drogas, uma vez que o mesmo tem ganhado força na cidade e região e, infelizmente os governos municipal e estadual não tem feito qualquer intervenção de combate e a essas drogas que ha muito tempo vem dilacerando ás famílias, principalmente as mais humildes.

Já os crimes contra o patrimônio e roubos seguidos de morte (latrocínio), esses também tem relação com às mazelas deixados pelos gestores públicos municipais, estaduais e federal, mas uma outra praga tem dado força e muita dimensão a essas modalidades de crimes em Teixeira de Freitas e região. às policias dizem que esses crimes só existem em razão do número alto de pessoas que compram e vendem esses produtos provenientes dos roubos e furtos, os conhecidos “receptadores contumazes no mundo crime”.

Nos últimos anos, dezenas de criminosos que praticam essa modalidade de ato criminoso já foram presos ou tiveram às suas prisões decretadas pelos juízes criminais de Teixeira de Freitas e região, mas como esses crimes são considerados brandos e afiançáveis, os acusados não ficam presos nem uma semana. Segundo às policias civil e militar, o fato da Lei penal permitir aos acusados dos crimes de “receptação e estelionato” o direito a liberdade provisoria mediante o pagamento de fianças, as quais arbitradas tanto pela autoridade policial, quanto pelo juiz competente, nenhum desses acusados ficam mais na cadeia e tão pouco condenados, uma vez que os mesmos tem muito dinheiro e pagam bons advogados para fazer as suas defesas e solicitar a arbitração das fianças altíssimas, as quais de prerrogativas das autoridades policiais e dos juízes criminais competentes.

Por: Arnóbio Formosa

 


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais