• SEJA BEM-VINDO

Chuva faz ponte ceder entre Itamaraju e Jucuruçu; cidades do Sul também registram transtornos

Publicado em: 29 de novembro de 2022 Atualizado:: novembro 29, 2022

Foto:: Reprodução / Redes Sociai

Devido às chuvas que tem caído na Bahia, várias cidades registraram transtornos. Em um trecho da BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, no Extremo Sul baiano, uma ponte cedeu. Segundo o G1, um desvio foi feito nesta segunda-feira (28) para que o tráfego não ficasse interditado entre as cidades.

Ainda na mesma região, outro ponto da BA-284 sofreu um deslizamento de terra. O local afetado fica no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju. Parte da via ficou obstruída, mas a situação foi resolvida nesta segunda. Ainda no Extremo Sul, 3,7 mil pessoas seguem desabrigadas em Prado. Uma casa desabou e outras duas ficaram destruídas.

Foto: Reprodução / Prado Notícia

Acessos ao distrito de Cumuruxatiba também ficaram prejudicados, e uma estrada litorânea que na praia de Tororão ficou rompida.

Foto: Reprodução / Prado Notícia

Em Itabuna, as chuvas desta segunda-feira (28) fizeram o nível do Rio Cachoeira subir seis metros. Em Itajuípe, na mesma região, as chuvas também alagaram diversas ruas, principalmente no bairro Beira Rio, perto do Centro da cidade, devido à subida do nível do Rio Almada.

Em Ibicaraí, também na mesma região, a chuva deixou 150 pessoas desalojadas. A prefeitura da cidade montou abrigos para acomodar os moradores.

Rio Salgado / Foto: José Nilton Calazans / Pimenta Blog

O fato ocorre após o nível do Rio Salgado subir no último sábado (26). As chuvas ainda causaram alagamentos em Floresta Azul, Coaraci e Itapitanga, também no Sul do estado.

O Sul e o Extremo Sul do estado foram as regiões mais afetadas pelas chuvas do final do ano passado, quando a Bahia registrou o maior volume de precipitações no planeta (lembre aqui). Durante as precipitações que ocorreram entre o final de novembro e o mês de dezembro, 27 pessoas perderam a vida.

A Defesa Civil do Estado [Sudec] informou que foram 30,3 mil desabrigados, 62,1 mil desalojados e 523 feridos em decorrência daquelas chuvas. O total de atingidos chegou  965,6 mil pessoas. Em torno de 199 municípios foram afetados, sendo que 190 decretaram estado de emergência devido às chuvas (saiba mais aqui).

Fonte: Bahianotricias

 


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais