Publicado em: 13 de abril de 2017 Atualizado:: abril 13, 2017
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou na noite de terça-feira (11) a Aula Magna do Curso de Residência Médica. O evento aconteceu por volta das 19 horas, no plenário Francistônio Pinto, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA. A instituição que, em seu nascimento, tomou para si o desafio de implantar um novo modelo de ensino universitário no Estado, caminhou para mais uma etapa desse percurso.
Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito; o secretário de Educação, Hermon Freitas; o secretário de Saúde, José Archangelo Depizol; o professor e vereador Valci Vieira; a coordenadora estadual de transplantes, Rita de Cassia Martins Pinto Pedrosa; dr.ª Márcia Moraes, professora da UFSB; dr. Evan Barreto, supervisor do Programa Mais Médicos; e dr.ª Simone Teixeira, coordenadora da residência médica da universidade.
Foi um evento com discursos leves: o prefeito exaltou as características da cidade e a sua disposição em priorizar a saúde e educação; o secretário de Educação dissertou sobre a importância daqueles que exercem função de liderança serem boas referências, principalmente, no campo da educação; o da Saúde, por sua vez, ressaltou a importância do profissionalismo. Já a palavra japonesa “Sensei” (professor e mestre), no pronunciamento do professor e vereador Valci Vieira, pareceu poesia.
A aula foi ministrada pelo professor e doutor Luiz Henrique, que falou sobre o projeto da residência médica e leishmaniose – uma doença infecciosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. É transmitida pelo mosquito-palha e é a segunda doença parasita que mais mata no mundo –, despertando o olhar da comunidade para este problema.
Para quem quer estudar na UFSB é importante saber que os alunos são, geralmente, selecionados por nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O projeto da UFSB foi concebido com base nos colégios de aplicação que integram o conceito de Universidade Popular, desenvolvido pelo educador baiano Anísio Teixeira (1900-1971).
O projeto também é inspirado no conceito de geografia nova, ao considerar aspectos como a diversidade étnica e social para a criação dos modelos econômicos, educacionais, dentre outros. Este conceito foi criado por outro intelectual baiano, Milton Santos (1926-2001), que revolucionou o ensino da geografia ao apresentar questões que atualizaram debates no campo da disciplina.
Por Kátia Armini/Focopoder