• SEJA BEM-VINDO

Após pressão dos moradores, câmara vai revogar Lei que mudou nome da Eleosippo Cunha

Publicado em: 18 de março de 2015 Atualizado:: março 18, 2015

CAMARA 1

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas vai revogar o projeto que mudou o nome da Rua Eleosippo Cunha, no Bela Vista. O anúncio foi feito durante a sessão desta terça-feira, 18 de março, e foi acompanhado por moradores da rua que têm feito mobilizações, se mostrando descontentes com a mudança do nome da via para “Cinquentenário das Assembleias de Deus”, uma homenagem proposta pelos vereadores Domingos Donato e Ronaldo Baitakao, à Igreja Assembleia de Deus que fica localizada na referida via pública, onde são membros.

O problema da homenagem aos 50 anos do ministério, segundo moradores, seria a falta de uma consulta prévia com os residentes, além dos transtornos causados com mudanças em cadastro de endereço em bancos, cartões de crédito, correspondências, sites de compras e contratos sociais de empresa.

Outro descontentamento com a mudança seria o que alguns chamaram de desrespeito com Eleosippo, e o esquecimento de sua história como um dos fundadores e desbravadores de Teixeira de Freitas. A rua teria sido projetada por ele em 1950 e, foi na época, utilizada como principal via de ligação entre as cidades de Medeiros Neto e Nanuque às cidades de Caravelas e Alcobaça.

Após tomarem conhecimento da mudança, em fevereiro, os moradores realizaram várias mobilizações na tentativa de revogar o projeto, a última delas aconteceu no sábado, 14, onde começaram recolher assinaturas em um abaixo assinado para elaboração de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

O presidente da Câmara, Miro Barbosa, explica que o projeto para mudança de nome é constitucional, no entanto a decisão de revogação deve-se à insatisfação dos moradores, apenas, “não existe ilegalidade no projeto, mas toda proposição deve atender ao bem comum”, acrescenta.

Na próxima sessão, a Câmara apresentará um Projeto de Lei coletivo que fará a atual Cinquentenário das Assembleias de Deus voltar a se chamar Eleosippo Cunha. Por: Uinderlei Guimarães/SN


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais