• SEJA BEM-VINDO

Teixeira: Vereador Luizinho diz que foi hostilizado pela Secretária estadual de Saúde; ela foi deselegante comigo, afirmou

Publicado em: 27 de maio de 2024 Atualizado:: maio 28, 2024

Teixeira de Freitas: A Secretária Estadual  de Saúde da Bahia, a senhora Roberta Santana, esteve em Teixeira de Freitas, na última sexta-feira (34), para tratar de assuntos relacionados ao modelo de funcionamento do Hospital Regional Costa das Baleias – (HRCB), em Teixeira de Freitas  e região, em razão das informações distorcidas que vinham sendo veiculadas pela assessoria de comunicação da própria secretaria, inclusive a respeito das modalidades de atendimentos a pacientes no Hospital Regional Costa das Baleias, a partir de agora, uma vez que o mesmo foi recém inaugurado em Teixeira de Freitas, a fim de  que pudesse resolver os problemas graves de saúde pública que sempre existem em Teixeira de Freitas e toda região do Extremo Sul.

Construído e inaugurado para atender toda população da macroregional do Extremo Sul, inclusive os casos de urgência e emergência, dentre outras especialidades de tratamentos, ambos com cobertura do Sistema-SUS, o Hospital Regional já está em pleno funcionamento, porém, com algumas restrições em relação ao recebimento, bem como na internação de pacientes. Em Teixeira na última sexta-feira (24), onde se reuniu com vários secretários municipais de saúde da macroregional, a Secretária da pasta, Roberta Santana, tentou explicar para os gestores municipais de saúde da região, o novo modelo de funcionamento que fora implantado no Hospital Costa das baleias (HCDB), mas acabou foi gerando mais duvidas e confusão na cabeça da população teixeirense e de toda região do Extremo Sul. Segundo a Secretária, o Hospital Regional Costa das Baleias (HRCB), não foi  construído e inaugurado para atender de portas abertas. segundo a gestora, unidade vai receber apenas os pacientes que vierem de outras unidades de saúde, os quais já avaliados e rigorosamente regulados pelo “SURÉM”, junto a secretaria de Saúde.

Segundo a gestora, a unidade foi criada para atender toda a macroregional com os casos de urgência e emergência, após os pacientes terem passados por uma unidade de Pronto Atendimento -(UPA), onde passarão por uma  avaliação médica, bem como a regulação junto ao SURÉM, e em seguida serão transferidos para o (HCDB), com exceção apenas daqueles pacientes que forem socorridos por equipes do SAMU, ambos em estados de urgência e emergência, que estejam apresentando traumas graves e fraturas expostas. A notícia divulgada pela secretária estadual de Saúde pegou milhares  moradores da região de surpresa, sobretudo a população de Teixeira de Freitas, onde existe uma população de quase 200 mil habitantes, a qual vinha esperando com muita expectativa a inauguração do hospital Regional, em razão da cidade só possuir um único hospital municipal, o qual atendia os problemas de saúde pública da população teixeirense e de toda região há mais de 40 anos.

Para a gestão do Prefeito Dr. Marcelo, o sistema de funcionamento e atendimento que foi implantado pelo governo Gerônico Rodrigues e sua Secretária de Saúde, no Hospital Regional Costa das Baleias, ele não corresponde com a realidade da cidade e região, bem como com os graves problema de saúde pública que existem em Teixeira de Freitas e toda região. Para o gestor teixeirense, a Secretária Estadual de Saúde precisa analisar com mais responsabilidade a decisão que fora tomada pelo governo, uma vez que a mesma poderá trazer consequências graves e irreparáveis a população de Teixeira de Freitas e de toda macroregional.

Preocupados com a situação, alguns vereadores da base do Prefeito Dr. Marcelo Belitardo, tentaram construir um diálogo com a secretária Roberta, para tratarem dos problemas relacionados ao funcionamento do Hospital, inclusive a respeito das informações desencontradas que circulando na cidade, mas a secretária não aceitou qualquer dialogo com os edis, inclusive com os vereadores da base do Prefeito, inclusive sendo deselegante e até grosseira com o Vereador LUIZINHO (UB), no momento em que o mesmo tentou lhe cumprimentar. Segundo o vereador, a Secretária recusou a pegar em sua mão, inclusive saiu andando a passos largos no corredor da emissora de rádio, para evitar qualquer conversa com  o vereador. Confesso que me senti literalmente hostilizado pela Secretária de Saúde do estado, dentro da minha própria cidade, desabafou o vereador Luizinho (União Brasil)

Por: Teixeiranoar


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais