Publicado em: 14 de junho de 2023 Atualizado:: junho 14, 2023
Teixeira de Freitas: Após 16 anos sem vencer um título no concurso de beleza mais importante do Estado – Teixeira de Freitas volta a ter uma jovem concorrendo ao Miss Bahia CNB 2023, em Julho. Este ano o evento é organizado mais uma vez pelo CNB – Concurso Nacional de Beleza e as etapas da 69ª edição do Miss Bahia CNB 2023 acontecem nos dias 15, 16 e 17 de julho, em Salvador. As candidatas para o Miss Bahia CNB estão sendo avaliadas desde janeiro deste ano. Foram escolhidas garotas de vários municípios baianos, inclusive da região, como Alcobaça, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Prado, Caravelas, Mucuri e Teixeira de Freitas. A jovem Hemillay Aguiar da Hora, de 22 anos, está se preparando para representar os teixeirenses em mais um concurso de beleza, desta vez é o Miss Bahia 2023.
Bonita, dócil, inteligente, acadêmica de direito, amante da literatura e dos animais, a jovem Hemillay Aguiar está cheia de expectativas para representar Teixeira de Freitas e, claro, se esforçar o máximo para trazer o título de campeã para casa, que significa se tornar a mulher mais bonita da Bahia. Apesar de Hemillay Aguiar ser uma moça lindíssima, a competição avalia requisitos para o título que não só julga beleza de um corpo bem escultural e rosto bonito, porque com o passar dos anos esse estereótipo se desfez, tanto que o Miss Bahia CNB 2023 considera que a candidata precisa ter conhecimento social do mundo atual, ter boa oratória, ser inteligente, precisa defender uma causa, ter segurança na expressão vocal e avalia ainda pontualidade, divulgação, talento, passarela, elegância e simpatia.
A Miss Teixeira de Freitas CNB 2023, Hemillay Aguiar da Hora, de 22 anos, foi selecionada para a competição do Miss Bahia CNB 2023, no último dia 2 de maio. Hemillay Aguiar é do signo de Touro, nasceu em Itamaraju e está radicada em Teixeira de Freitas desde os 12 anos, é acadêmica do 9º período do bacharelado em Direito pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia e é estagiária do Ministério Público do Estado da Bahia, na comarca de Teixeira de Freitas. Também trabalha como modelo para agências de moda e propaganda. Seu Hobby principal quando não está estudando para o seu bacharelado é ler bons livros de literatura e se dedicar a causa dos animais domésticos, pois ela é ativista da causa animal e dedica seu tempo livre em prol do trabalho de resgate de cães e gatos de ruas em estado de vulnerabilidade ou em situação de maus-tratos. Ela, inclusive, é mãe de 5 Pets, sendo 3 cães: O Beethoven, a Pitty e a Luna. E 2 gatos: O Príncipe e a Belatrix.
A causa animal é uma das paixões da miss Hemillay Aguiar e solteira, diz que jamais se envolveria com alguém que não tenha carinho pelos animais: “O cuidado com os animais é um assunto que mexe comigo. A pessoa com quem eu me relacionar ou me casar um dia tem que morrer de amores pelos pets (Rsss). Falo de algo maior, que envolve amor, carinho, mas, principalmente, proteção. E para isso precisamos contar com políticas públicas que garantam os direitos aos animais de serem tratados de maneira correta, digna. Por sinal, espero que através desse concurso eu consiga agregar culturalmente a minha região, empoderar mulheres, ajudar projetos sociais e criar políticas públicas que beneficiem, protejam e resguardem os direitos dos animais”, afirma ela. A jovem ainda sonha em fundar uma ONG envolvida com a proteção e saúde de cães e gatos que permita nova chance de uma vida feliz a todos eles.
Nesta entrevista, a garota Hemillay Aguiar contou como foi selecionada pela organização do concurso e revelou que sempre sonhou em fazer parte do mundo fashion. “Eu sempre tive interesse pelo mundo da moda, desde criança. E então com a ajuda da minha mãe a gente sempre buscou meios de conseguir participar. Eu me inscrevi na franquia CNB (Concurso Nacional de Beleza) meio descrente de que iria ser fruto dessa seleção. Fiz a entrevista online e, foi um momento no qual estive muito nervosa, não acreditei que iria passar. Após me consagrar Miss Teixeira de Freitas CNB 2023, tive mais uma surpresa no último dia 2 de maio, quando fui selecionada dentre as primeiras do Estado para representar Teixeira de Freitas no Miss Bahia CNB 2023 e na segunda-feira do último dia 12 de junho, fui oficialmente divulgada pelo CNB”, conta a universitária.
E acrescentou: “Estou muito emocionada e honrada em ir representar a nossa cidade na capital. E já começou a preparação para defender o título em Salvador. Antes das etapas eliminatórias e o dia da final em 17 de julho, haverá ensaios, durante a semana anterior com as meninas que participarão do concurso, além de provas preliminares valendo pontos e classificatórias, tais quais entrevistas com os jurados, desafio de talento, fantasia regional, top model, desfile em traje de gala e – a mais importante – defesa do projeto social “Beleza pelo Bem”, mas, sobretudo, só tenho a dizer que estou agradecida, muito feliz e aguardando a torcida de Teixeira de Freitas e toda região”, destacou a estudante Hemillay Aguiar.
E concluiu ela: “Essa é uma excelente oportunidade de representar o povo de Teixeira de Freitas, aumentar a participação cultural e impactar positivamente a sociedade. Eu não encaro o concurso como uma competição, encaro como uma forma de abranger novos ares, criar novas oportunidades para mim e levar o nome da mulher teixeirense para a Bahia. É preciso também estar preparada para enfrentar o público e, acima de tudo, estar ligada a causas sociais. Espero que minha participação sirva de inspiração para outras meninas, que também possam concorrer nos anos seguintes, estou bastante ansiosa e eufórica, buscando entender mais sobre o que é ser miss e estar preparada para trazer a coroa para Teixeira de Freitas”, completou Hemillay.
MISS BAHIA
O concurso Miss Bahia é uma competição de beleza que escolhe a representante baiana para o concurso nacional de Miss Brasil, único caminho para o Miss Universo. A Bahia foi o estado pioneiro, ao eleger em 1954 a primeira detentora do título nacional e também a primeira em disputar e conquistar o 2º lugar do certame internacional de Miss Universo naquele mesmo ano, que trata-se da consagrada baiana Maria Martha Hacker Rocha, considerada na sua época o símbolo da beleza nacional. Martha Rocha morreu aos 87 anos em 4 de julho de 2020. Prestes a completar 70 anos de tradição, o Miss Bahia conquistou os últimos “2º lugar nacional” em 1978, 1988, 2011 e 2018, os baianos amargam um jejum de 68 anos sem o título máximo da beleza nacional.
O tradicional concurso de beleza feminino Miss Bahia, tem o objetivo de eleger a baiana mais bonita para a disputa anual dentre as 27 candidatas esperadas para o Miss Brasil. O extremo sul da Bahia já ganhou 4 “Miss Bahia” e somente a cidade de Teixeira de Freitas foi vencedora do título por duas vezes, o primeiro foi em 1991, quando o cobiçado posto de Miss Bahia ficou com a teixeirense Isolda Vasconcellos, dona de uma beleza estonteante e que ganhou notoriedade no mundo da beleza desde cedo, quando em 1985, tornou-se Miss Estudantil, com apenas 12 anos. Em 2003 o título ficou com Acássia Rodrigues Santana, representante de Mucuri. Em 2007, Teixeira de Freitas foi novamente vencedora com a jovem Renata Lustosa e em 2018 a vencedora foi a jovem Franciele Jesus, do balneário de Trancoso, no município de Porto Seguro.
Por: Atyla Borborema/TN