Publicado em: 11 de maio de 2023 Atualizado:: maio 11, 2023
Justiça Eleitoral conclui eleição suplementar para o sistema proporcional em Boa Ventura
Concluída a eleição suplementar para o cargo de vereador do município de Boa Ventura/PB, neste domingo (7), às 17h14, a diretora do Fórum Eleitoral de Itabaiana e juíza eleitoral da 42ª Zona, Brena Brito comentou que o processo eleitoral foi “bastante positivo, tivemos um comparecimento expressivo do eleitorado, a transmissão do resultado foi de forma bastante célere e eficiente, os quatro locais de votação contaram com servidores da Justiça Eleitoral, responsável pela transmissão dos resultados, e a totalização se deu em tempo recorde, encerrando mais uma linda festa da democracia”.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) registrou alguns incidentes, que prontamente foram apurados, mantendo um saldo favorável à realização do pleito.
O coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética, George Bezerra Cavalcanti Leite, em parceria com o coordenador de infraestrutura de TIC, Sylvio Rogério Soares do Nascimento e o servidor da Coordenadoria de Sistemas, Júlio César Ramalho, sob o comando do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Cassimiro Júnior, iniciaram os trabalhos na última sexta-feira (5), com a geração de mídia e preparação das urnas com os dados dos candidatos e eleitores. No sábado foi realizado o teste de transmissão. Foram utilizados quatro locais de transmissão dos resultados da eleição, com conexão de segurança criptografada, em uma operação inédita na Paraíba, que colocou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em primeiro lugar no Brasil em velocidade de publicação de resultado de eleição suplementar. Tudo estava oficialmente divulgado às 17h14, um recorde em apuração de eleição.
“Do ponto de vista técnico, foi uma eleição tranquila. O Cartório Eleitoral preparou uma boa logística, que facilitou os trabalhos e possibilitou concluir a eleição com muita rapidez. As seções foram transmitidas diretamente dos quatro locais de votação do município, o que agilizou bastante a totalização. Além das 20 urnas de seção, foram preparadas 8 urnas de contingência, das quais 6 foram utilizadas,” asseverou José Cassimiro Júnior.
A secretária da Corregedoria do TRE-PB, Vanessa do Egypto também avaliou o processo eleitoral como bastante positivo. “Passamos por todas as seções de votação, em todos os colégios eleitorais; tudo transcorrendo normalmente; os eleitores compareceram às seções eleitorais, o número de votos brancos e nulos foi pequeno, o que demonstra o exercício efetivo da cidadania, a sedimentação da democracia, que é tudo que a Justiça Eleitoral quer; a Corregedoria, na pessoa da desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, corregedora Regional Eleitoral, fica muito satisfeita, bem como a Presidente do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Maranhão que estiveram aqui em Boa Ventura, foram em cada colégio eleitoral, falando com todos os mesários para lhes dizer da felicidade de tê-los a serviço da Justiça Eleitoral, porque no dia da eleição os mesários são a Justiça Eleitoral”, comentou a secretária.
A vice-presidente e corregedora do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, agradeceu a toda equipe do TRE-PB, aos servidores da 33ª e 43ª Zona Eleitoral e à juíza Brena Brito, pelo trabalho desempenhado durante todo pleito, e avaliou positivamente o sistema inédito montado para a totalização dos votos, o que proporcionou uma divulgação célere do resultado da eleição. “Um marco histórico na Justiça Eleitoral, um trabalho executado com muita eficiência e muita competência, tivemos um bom comparecimento e participação da população, que atendeu a esse chamado cívico e cidadã para confirmação dos atos democráticos da Justiça Eleitoral brasileira”, acrescentou a desembargadora Agamenilde Dias.
A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, agradeceu aos mesários, aos técnicos, aos voluntários e a todos os profissionais envolvidos na realização da eleição suplementar de Boa Ventura, que ocorreu com notável eficiência e celeridade. “Essa jornada democrática foi mais do que uma votação, foi uma verdadeira festa cívica que reafirmou os valores de participação, transparência e comprometimento com o bem-estar da comunidade; expresso minha gratidão às eleitoras e aos eleitores, que compareceram em massa às urnas, exercendo seu direito de escolher seus representantes; sua participação ativa fortaleceu os pilares da democracia e demonstrou o compromisso com o futuro de Boa Ventura; unidos, podemos superar desafios, construir um futuro promissor e fortalecer ainda mais os alicerces da democracia; que este sucesso eleitoral seja apenas o começo de uma jornada contínua de progresso e prosperidade para nossa querida Boa Ventura”, ressaltou a desembargadora Fátima Maranhão.
A Justiça Eleitoral totalizou o seguinte resultado, para o preenchimento de nove vagas à Câmara Municipal de Boa Ventura:
1º) Júnior Freitas (Republicanos) com 409 votos;
2º) Ebinho (PSDB) com 369 votos;
3º) Queiroga Pinto (PSDB) com 349 votos;
4º) Dr. Júnior (Republicanos) com 347 votos;
5º) Zé Gordo (Republicanos) com 323 votos;
6º) Ronaldo Alvarenga (Republicanos) com 300 votos;
7º) Júnior de Gato (Republicanos) com 297 votos;
8º) Suely Almeida (Republicanos) com 275 votos; e
9º) Antônio Madalena (PSDB) com 205 votos.
De acordo com os dados divulgados, foram 3.921 o total de votos sendo, 3.770 (96,15)votos válidos, 114 votos nulos (2,91%), 37 (0,94%) votos em branco.
Ainda não há uma data exata para a diplomação dos eleitos, em razão de alguns prazos que necessitam serem observados, prazos estes que não são rígidos, tornando possível que a posse ocorra com maior ou menor brevidade.