Publicado em: 8 de outubro de 2017 Atualizado:: outubro 9, 2017
Na década de 60 chegou ao extremo Sul da Bahia, Francistônio Alves Pinto, vindo da cidade de Felisburgo em Minas Gerais, participou ativamente da construção da cidade, formada por mineiros, capixabas, cariocas, dentre outros imigrantes que adotaram a Bahia. Ele escolheu Teixeira de Freitas para ser o seu recanto seguro, a terra onde jorra leite e mel.
Sendo um dos primeiros da família Pinto a chegar a Teixeira de Freitas, já pecuarista na região, casou-se na comunidade de “Amorezinho” distrito de Mucuri, com a jovem Cleria das Graças Figueiredo, e constituiu família tendo quatro filhos, sendo dois homens e duas Mulheres, Tony, Concita, Anderson, e Kenia.
Logo se interessou pela política, pois tinha desejo de trazer melhorias para o povo teixeirense, como estradas, saúde e educação. Então Francistônio foi eleito o segundo prefeito de Teixeira, e em seguida o primeiro deputado Federal.
Francistônio montou um conglomerado de rádios, que hoje é a Rede Sul Bahia de Comunicação, com a ajuda dos seus irmãos conseguiu colocar no município uma Geradora de TV, a Tv Sul Bahia, que pode gerar conteúdo para o mundo e opera no canal 40 em São Paulo.
Francistônio ficou viúvo em 1988, sua esposa foi vítima de um câncer, onde também na década de 2000 foi acometido por um câncer, e 2010 não resistiu a doença e faleceu.
Pouco tempo depois, um dos filhos o Tony, foi vítima de um afogamento, ficando apenas Concita, que hoje cuida de negócios da família herdados do seu pai, casada com o publicitário João Silva. Kenia também casada e mora em Salvador, e Anderson Pinto, casado com Abilianny Baldo Pinto.
O dom pela política foi passado ao filho Anderson Pinto. Bastante parecido com o pai, e popularmente conhecido como tal filho tal Pai, hoje ocupa a pasta da Secretaria de Esporte e Lazer do município de Teixeira, além de cuidar dos negócios da família. Por: Sulbahianews
Últimas notícias