• SEJA BEM-VINDO

Temóteo Brito libera licença de construção do centro de formação do SESI/SENAI em Teixeira

Publicado em: 4 de fevereiro de 2017 Atualizado:: fevereiro 4, 2017

TIMA 1

No final da tarde da última quinta-feira (02/02), na presença de Lorena Reis, coordenadora comercial do SENAI no extremo sul baiano, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), assinou a carta de viabilidade para construção da unidade integrada do (Sistema FIEB, SESI, SENAI e IEL) em Teixeira de Freitas. A assinatura ocorreu durante uma cerimônia presidida pelo secretário Flávio Guimarães de Pádua, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

O projeto terá um investimento de R$ 3,5 milhões e a estrutura será implantada na Avenida São Paulo, ao lado do Shopping PátioMix, numa área total de 6.158m² e as obras devem durar 12 meses. O projeto visa ser um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia. A expectativa é que 1.200 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.

A obra é fruto do acordo judicial firmado entre a empresa Suzano Papel e Celulose e o Ministério Público Federal do Trabalho, que permitiu a destinação do terreno e dos recursos para a realização da obra. Caberá ao SESI e ao SENAI equipar e manter o centro de formação. A unidade atenderá também a população dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri.

“Estamos bastante felizes com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação e reafirma nosso compromisso com a educação e com a qualificação profissional. A chegada do SESI e do SENAI vai formar profissionais para atuarem nas mais diversas áreas e indústrias do extremo sul. Além de oferecer educação formal, a unidade capacitará mão de obra para aproveitamento nas unidades industriais da região”, comemorou Flavio Guimarães de Pádua, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Teixeira de Freitas.

O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, confirmou a vocação do município como polo de educação e elogiou a iniciativa da construção da Unidade do SESI/SENAI como um fator para impulsionar o desenvolvimento regional. “Se não discutirmos a educação e a formação de mão de obra, isso pode ser um limitador para o desenvolvimento. Precisamos de estratégias para colocar a nossa cidade no patamar que a população espera e essa iniciativa colabora para melhorar a qualificação das pessoas, tendo como consequência a redução das desigualdades sociais”, disse Temóteo Brito.

TIMA 2

De acordo com mapeamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a região de Teixeira de Freitas possui 407 indústrias e emprega mais de 5 mil trabalhadores. Conforme o perfil da mão de obra local é evidente a mostra que existe demanda para dois tipos de formação: elevação da escolaridade formal e da qualificação profissional.

O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída numa área de 6.158m². A atuação do SENAI deverá produzir resultados positivos e concretos no que se refere à melhoria da qualificação profissional na região com “melhora da produtividade, aumento das possibilidades de geração de emprego e renda e incremento da inserção de jovens no mercado de trabalho”, afirma Lorena Reis, coordenadora comercial do SENAI no extremo sul da Bahia. (Por Athylla Borborema).


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais