Há três semanas o discurso era ‘jogamos bem, criamos muito, mas erramos nas finalizações’. A história mudou. O futebol, agora, deixa a desejar, o time produz pouco e chega a marca de cinco partidas sem vencer. Na tarde deste domingo (1º), no frio de Chapecó, o tricolor baiano jogou mal e foi derrotado para Chapecoense por 2 a 1, na Arena Condá.Enquanto todos os times folgam devido ao período da Copa do Mundo, o Bahia volta a jogar na próxima quarta-feira (4). Na Ilha do Retiro, às 21h, o tricolor baiano enfrenta o Sport em um jogo atrasado em virtude da greve da Polícia Militar.
Bola rolando
Chapecoense e Bahia passaram os primeiros minutos em uma espécie de estudo. As duas equipes, quando eram detentoras da posse de bola, trocaram passes até achar o espaço para atacar. Esse período de observação demorou pelo menos 15 minutos.
Aos 16, em jogada individual, Branquinho criou a primeira jogada ofensiva tricolor. O camisa 11 passou por dois adversários do lado esquerdo, entrou na área e rolou para trás. Maxi Biancucchi dominou, mas foi travado na hora do arremate. O lance serviu para ascender o jogo na Arena Condá.
Aos 18, de longe, o atacante Tiago Luis quis testar o goleiro Marcelo Lomba. Finalizou, mas o camisa 1 do Bahia estava bem posicionado e defendeu. Minutos depois, aos 20, foi a vez de Alemão assustar. O atacante bateu cruzado e a bola passou próxima ao poste direito.A grande oportunidade de sair o primeiro gol em Santa Catarina foi criada pelo time baiano. Aos 25, após tabela entre Maxi e Roniery, a bola sobrou para Anderson Talisca, de perna direita, bater e exigir a primeira intervenção do goleiro Danilo.
O jogo estava igual, com poucas chances para os dois lados, equipes preocupadas com a forte marcação. Aos 38, a Chapecoense encontrou um espaço e quase marcou o primeiro. O lateral-direito Fabiano cruzou para área na medida para Alemão. O atacante subiu mais que Lucas Fonseca, porém, na hora da cabeçada, errou e não conseguiu desviar em direção gol de Marcelo Lomba.Antes do intervalo, aos 43, o time catarinense encontrou tempo para mais uma vez assustar através da jogada aérea. Neuton cruzou e o atacante Tiago Luis, como homem surpresa, apareceu entre os zagueiro sem qualquer marcação. Mas, para felicidade tricolor, a cabeçada saiu com direção errada para linha de fundo.
Segundo tempo
O time da casa precisou de apenas 8 minutos para abrir o placar. Guilherme Santos errou na saída de bola e a entregou de presente para Fabiano. O camisa 2 cobrou o lateral e tocou para Abude. O volante, com um belo chute de esquerda, surpreendeu o goleiro Marcelo Lomba e abriu o placar na Arena Condá: Chapecoense 1 a 0.
E por muito pouco o segundo gol não saiu aos 12 minutos. De novo nas costas de Guilherme Santos, Fabiano foi até a linha de fundo e cruzou para área. Alemão pegou muito embaixo da bola e isolou.
Segundo gol da Chapecoense
O Bahia, após levar o gol, não se encontrou na partida e pagou caro. Aos 25 minutos, em rápido contra-ataque, o atacante Tiago Luis fez bela jogada individual. Deixou Demerson no chão, passou por Feijão e tocou para Alemão. O camisa 9 bateu por baixo de Marcelo Lomba e marcou o segundo gol do time da casa. O centroavante, já com cartão amarelo, tirou a camisa na comemoração e não foi expulso.
A única chance tricolor na etapa final, até então, aconteceu aos 30. Guilherme Santos foi até a linha de fundo e tocou para trás, onde estava ANderson Talisca. O meia bateu forte, mas mandou por cima da meta.
Bahia diminui
Aos 38 minutos, Talisca cobrou o escanteio e a bola passou por todos na grande área, inclusive o goleiro Danilo. Mas, antes dela sair, o volante Rafael Miranda conseguiu o desvio, mas pela linha de fundo. O gol que estava amadurecendo saiu aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio, o volante Rafael Miranda desviou para o meio da grande e achou Demerson. O zagueiro, de primeira, bateu colocado e acertou o ângulo esquerdo.