Publicado em: 5 de abril de 2014 Atualizado:: abril 5, 2014
Como não podia deixar de ser, foi nos estúdios da Difusora AM, de Teixeira de Freitas, que o radialista Amadeu Ferreira, ícone da comunicação esportiva regional, reuniu amigos e colegas de trabalho nesta sexta-feira (4) para comemorar os 30 anos do programa Marco do Pênalti, apresentado diariamente a partir das 11h. Além de apresentador e incentivador, Amadeu Ferreira também é um dos mais festejados narradores esportivos da região.
O programa entrou no AR oficialmente no dia 04 de abril de 1984, comandado pelos radialistas e irmãos, Amadeu Ferreira e Alceu Gonsalves, na época também fundadores da Rádio Alvorada AM 990, que também integra a Rede Sul Bahia de Comunicação. Posteriormente o esportivo foi transferido para a Difusora AM (580Khz), onde é levado ao ar até os dias atuais. O programa na Marca do Pênalti já faz parte da história do esporte local, com opiniões, sugestões, cobranças e críticas e esforços reconhecidos do seu hoje único apresentador Amadeu Ferreira, que vem acompanhando de perto todas as principais competições esportivas em modalidades diversas locais e das cidades da região.
Atualmente, com o crescimento das emissoras em Frequência Modulada (FM), as AMs de Teixeira de Freitas não vivem a mesma glória de anteriormente, apesar de ainda levar ao ar programas de qualidade, como é o caso do Marca do Pênalti. A Rádio Alvorada por exemplo, onde o programa foi criado, atualmente é segmentada para o público Gospel e vem ao longo dos anos como um importante meio de comunicação para os religiosos, apesar de sua programação ser acompanhada por um público bastante variado.
“Nos dias atuais, onde os programas de rádio são criados e muitas vezes esquecidos rapidamente, comemorar 30 anos no ar, representa uma vitória. E o que fortalece o nosso trabalho é saber que estamos dando nossa contribuição para o esporte teixeirense e da região”, disse Amadeu Ferreira, que ainda dirige e edita o Jornal Tribuna do Esporte. (Por Ronildo Brito)