• SEJA BEM-VINDO

Vergonha: Por falta de “Peritos Médicos” no IML de Teixeira, corpos são levados para Itamaraju

Publicado em: 14 de junho de 2017 Atualizado:: junho 14, 2017

Sem Tasdasdasdítulo-1

A ineficiência nos trabalhos de medicina legal no Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas já vem ocorrendo há vários anos, desde quando o órgão foi inaugurado na cidade. São inúmeras as dificuldades enfrentadas pele população, dentre elas, a falta de profissionais da área de medicina, bem como de equipamentos para o armazenamento dos corpos e órgãos, as chamadas geladeiras, elas que são usadas para o congelamento dos corpos e demais membros das vítimas que dão entrada na unidade quase que todos os dias.

Um outro problema grave que vem causando constrangimento e muito sofrimento a população de Teixeira de Freitas e os demais 12 municípios da jurisdição do Órgão, tem sido a falta de Peritos Médicos na unidade para a realização dos serviços de necropsias, bem como a liberação dos corpos das vítimas para os familiares;

Inaugurado há 17 anos, o IML de Teixeira de Freitas sempre funcionou de forma precária, principalmente em se tratando dos trabalhos dos Peritos Médicos, uma vez que o estado sempre fez  vistas grossas com a unidade de Teixeira de Freitas, principalmente em se tratando de Peritos Médicos. Sem a mão de obra desses profissionais, o IML da cidade tem apresentado sérios problemas no atendimento da população, principalmente em relação aos trabalhos de necropsia e liberação dos corpos das pessoas que são vitimas de mortes violentas.

Responsável pelo atendimento em 13 municípios da região, o IML não possui peritos médicos, e conta apenas com a cooperação de dois médicos da rede municipal de saúde de Teixeira de Freitas, os chamados peritos AD HOC, além do Dr. Welson, o único Perito Médico pertencente a regional de Teixeira de Freitas está lotado na cidade de Itamaraju, o qual tira um plantão por semana na unidade de Teixeira de Freitas.

A falta de respeito do governo do estado para com a população de Teixeira de Freitas e das demais 12 cidades tem causado sofrimento e muita indignação para as pessoas que perdem os seus familiares vitimas de mortes violentas, principalmente assassinadas e por acidentes de acidentes de trânsito, a exemplo de uma morte trágica ocorrida no início da noite desta última terça-feira (13), quando o Sr. “Benedito Nascimento Bonfim, de 71 anos,” perdeu a sua vida em um acidente de trânsito, após o mesmo bater a moto que conduzia em um animal, a direção do IML foi obrigada a remover o corpo do mesmo para a cidade de Itamaraju, devido a falta de Peritos Médicos plantonistas na unidade.

Segundo o perito Criminal Coordenador do órgão, ele foi obrigado a remover o corpo da vítima para a unidade de Itamaraju, em razão do mesmo não disponibilizar de perito médico de plantão nesta quarta-feira (14), para a realização dos trabalhos. A remoção do corpo do motociclista para a unidade de Itamaraju acabou causando revolta e indignação aos familiares da vítima, uma vez que a remoção dos corpos para outras unidades, aumenta literalmente o sofrimento dos familiares, além de não permitir aos mesmos a realização de um velório e sepultamento digno para o membro da família.

Enquanto o IML de  Teixeira de Freitas deixa de atender a população dos 13 municípios de sua jurisdição por falta de peritos médicos plantonista, em cidades bem menores, tais como Eunápolis e Porto Seguro, o número de profissionais é bastante expressivo. Segundo levantamento, as duas cidades foram contempladas há vários anos com 4 Peritos Criminais cada. A população de Teixeira de Freitas, bem como dos demais 12 municípios da região Extremo Sul, quer saber do governador Rui Costa (PT), quais os motivos que levaram o mesmo a designar 8 Peritos Médicos para os IMLs das cidades de Eunápolis e Porto Seguro e nenhum para a unidade de Teixeira de Freitas.

Por: Arnóbio Formosa/Teixeiranoar

 

 

 


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais