• SEJA BEM-VINDO

Teixeira: Corpo de Bombeiros alerta sobre perigo de afogamentos neste verão

Publicado em: 5 de novembro de 2014 Atualizado:: novembro 5, 2014

BOMBEIROS

Durante o verão, quando aumenta o fluxo de pessoas em piscinas, cachoeiras, rios e praias, o risco de afogamentos também se eleva. Por este motivo o Corpo de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas deflagra novamente neste verão a sua nova campanha em prol da preservação da vida, afim de dá conhecimento a sociedade regional, sobre a prevenção de afogamentos, haja vista que com a advento da alta estação, há um considerável aumento no numero de frequentadores de praias e rios, e consequentemente o risco de mortes em meios aquáticos eleva-se bastante.

A campanha do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas (do 6º GBM de Porto Seguro) tem como objetivo reduzir o número de afogamentos no município e na região extremo sul da Bahia, e intensificar a colocação de sinalização com placas de advertências e de proibição em determinados locais, além de conscientização nas escolas e entidades de classe. Conforme o comandante do 3º SGBM, o aspirante a tenente Milton Borges, a campanha visa dar informação e conscientizar as pessoas sobre como nadar em segurança, como proceder em situações de adversidade na água, escolher locais com melhores condições de banho, dentre outras informações de vital importância.

A campanha do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas tem parceria com a Defesa Civil do município e apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com base nas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram identificados os pontos onde ocorreram o maior número de afogamentos. Nestes locais estão sendo colocadas às placas de sinalização, especialmente em rios e lagos profundos, principalmente as margens do rio Itanhém, onde a incidência de afogamentos é maior e entre os afogados, crianças e adolescentes somam 80% das vítimas.

Locais mais perigosos Conforme o comandante Milton Borges, com o início do verão, este tipo de ocorrência aumenta, devido às pessoas buscarem mais os rios, praias e piscinas. Em nossa região, são nos rios onde são registrados o maior número de afogamentos. O rio Itanhém, que desemboca em Alcobaça, no qual, durante todo o seu percurso, faz muitas vítimas, sendo a parte que passa pelo município de Teixeira de Freitas, é responsável pelo maior número de vítimas. O outro é o rio Jucuruçu, principalmente na parte que banha a cidade de Itamaraju, onde existe uma população ribeirinha formada por canoeiros, com muitas crianças expostas ao perigo, aumentando ainda mais os riscos.

O comandante Milton Borges também alerta sobre as armadilhas que o rio Itanhém (Alcobaça) oferece. No qual possui muitas pedras escorregadias, o volume de água é bastante significativo, mesmo no período de estiagem; muita correnteza, a água é escura, além de ter muitos poços profundos por todo leito do rio.

Dicas de segurança para os banhistas: Obedeçam à sinalização; nadem distâncias curtas e sempre na companhia de outro nadador para evitar desgaste físico e câimbras; Não façam brincadeiras perigosas dentro da água; antes de entrar na água procurem saber a profundidade; se tem correntezas e pedras; não entre na água se estiver consumindo bebida alcoólica e, o mais importante, não tente socorrer uma vítima se não dominar plenamente as técnicas de resgate. Nos registros do Corpo de Bombeiros, nas ocorrências com dois ou três óbitos, só ocorreram devido às tentativas de socorro frustradas. (Por Athylla Borborema)


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais