cash loans online california
Bahia - Brasil -


Polícia Civil prende homem suspeito de ‘golpe do motoboy’ em Eunapolis

A Polícia Civil prendeu neste sábado (06/03), em Eunápolis, um homem acusado de aplicar o “golpe do motoboy, aquele que os criminosos mandam alguém buscar o cartão de banco da pessoa. O crime – que vem ocorrendo em todo o Brasil -, tem como alvo principal os idosos -, que são mais facilmente enganados neste tipo de abordagem. Em Eunápolis, segundo o delegado Moisés Damasceno, mais de 10 pessoas já procuram a delegacia para denunciar as fraudes. Uma delas teve um prejuízo de pelo menos R$100 mil.

De acordo com o delegado, os golpistas ligam para as vítimas se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, muitas vezes informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade, e afirmam que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão.

Para efetuar o cancelamento, a quadrilha orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, pede para o cliente a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão na residência do cliente para segurança da operação. O detalhe é que ao cortar o cartão no meio, o chip não é danificado. Então, com senha e o chip disponíveis, os golpistas conseguem fazer as compras que quiserem ou transferirem o dinheiro que estiver na conta.

Neste sábado, a Polícia Civil se antecipou ao golpista. Logo que tomaram conhecimento de um novo golpe, os investigadores foram para as agências bancárias. Em uma delas, a Caixa, localizada na Avenida Dom Pedro II, eles flagraram o alagoano Daniel José Santos de Oliveira, 19 anos, tentando limpar a conta de uma das vítimas. Durante a abordagem, a polícia ainda apreendeu diversos cartões e máquinas utilizadas para retirada de dinheiro das contas das vítimas.

“A prisão é importante porque vamos começar uma nova investigação, que pode chegar a outras pessoas que fazem parte desta quadrilha”, frisa o delegado Damasceno. O acusado, de acordo com a polícia, viaja por todo o país, recolhendo cartões e realizando transações bancárias nas agências. A polícia analisa se ele vai ser autuado em flagrante por estelionato ou furto mediante fraude.

O delegado destaca que Eunápolis há pessoas, até com mais de 70 anos de idade, que perderam as economias de uma vida inteira e que, inclusive, desenvolveram depressão.

COMO NÃO CAIR NO GOLPE

Caso você desconfie de alguma ligação vinda de algum banco ou operadora de cartão de crédito, desligue o telefone e retorne para a central de atendimento, telefonando de outro número ou preferencialmente cinco minutos após a ligação suspeita. Isso porque, alerta o delegado Moisés Damasceno, os golpistas grampeiam o telefone do cliente por até dois minutos após a finalização do contato, mesmo a vítima ligando para o número informado no cartão ou no site do banco é o fraudador quem “atende” a ligação.

Os bancos dizem que nunca recolhem cartões, mesmo que inutilizados. Pedir que o cliente digite ou informe senhas também não é uma prática dos bancos.

Por:  Radar64

Deixe seu comentário
NOTÍCIAS RELACIONADAS

contato@teixeiranoar.com.br
Contato - (073) 8803-3752 /9959-9170
Quem Somos
Fale conosco
Eventos Realizados