TEIXEIRA NO AR

Tudo sobre Teixeira de Freitas e Região!

Política Regionais

Laticínios Davaca inaugura uma das maiores e mais modernas fábricas de queijos do Brasil

No sábado 13 de abril, a Laticínios Davaca inaugurou sua nova fábrica, em Ibirapuã, no Extremo Sul da Bahia,com a presença do governador Jacques Wagner. A unidade contou investimento de R$ 40 milhões para dobrar a capacidade total de produção e expandir sua linha.

A indústria, que já possuía a maior planta de queijos do Nordeste,agora se posiciona entre as quatro maiores e mais modernas do Brasil nesse segmento. Entre as autoridades, estiveram presentes também o Senador Walter Pinheiro, o Secretário Estadual de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles e o Secretário Estadual do Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia, Wilson Brito.

Compareceram à inauguração também deputados federais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos. Prestigiaram o evento ainda presidentes de sindicatos das indústrias de laticínios e produtos derivados do leite dos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de clientes, representantes e outros parceiros da empresa.

O Governador, em seu discurso, comentou sua satisfação de ir ao extremo Sul da Bahia para ver a economia evoluir. “Para mim isso aqui é uma celebração: ao trabalho, à perseverança, ao diálogo e à vida. Porque sei da alegria de cada um de vocês ao ver o negócio crescer, gerar empregos e prosperar”, disse Wagner.

Segundo o diretor-presidente da Laticínios Davaca, “há vinte anos, quando a empresa começou, processava três mil litros de leite por dia. Hoje processa diariamente mais de 300 mil litros de leite”. A nova fábrica já possui uma capacidade de produção em torno de 1 milhão e 300 mil quilos de produtos por mês. Com o investimento, a fábrica recebeu equipamentos de última geração, que aperfeiçoam os processos produtivos de queijos, manteiga e requeijão. A capacidade instalada de manteiga e requeijão será expandida em mais de 200%.

O prefeito de Ibirapuã, Rildo Ferreira de Andrade, comentou que a inauguração da indústria é um sonho compartilhado por uma cidade inteira. “A Laticínios Davaca nunca mediu esforços para o crescimento de Ibirapuã. Está gerando novos empregos diretos, fortalecendo a economia da região e promovendo para o povo de Ibirapuã dignidade e desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Atualmente a fábrica possui em torno de 300 colaboradores diretos e gera cerca de sete mil empregos indiretos no campo. Com a nova unidade, já foi iniciada a ampliação no quadro de funcionários. Cerca de 250 novos funcionários diretos passarão a fazer parte do quadro dos Laticínios Davaca que gerará 550 postos de trabalho e mais de três mil empregos no campo. “A ampliação da fábrica traz benefícios não apenas para os consumidores dos nossos produtos e para o município onde estamos instalados, mas também para as comunidades envolvidas na cadeia produtiva do leite”, afirma Lutz Viana Rodrigues Junior.

Segundo o diretor de operações da Laticínios Davaca, Lutz Lima Viana Rodrigues, esse evento marca uma transição crucial da história da empresa. Ele diz que entre os principais valores focados pela empresa, ao longo dos anos, estão o respeito à população e ao meio-ambiente. “Fizemos uma estação de tratamento de efluentes com capacidade que atenderia, em termos comparativos, a uma cidade de 45 mil habitantes”, explica.

A diretora comercial da Laticínios Davaca, Nívia Chácara, lembra que quando a indústria foi fundada, tinha uma equipe de dez funcionários e trabalhava apenas com quatro produtores de leite. “A fábrica nunca para. E, segundo o Instituto Nielsen, tem a segunda marca de queijo mussarela mais lembrada pelo consumidor baiano”, comemora.

Para 2013, novos produtos serão lançados, entre eles, o creme de ricota, creme de queijo minas frescal, manteiga Premium de primeira qualidade com sal, queijo parmesão, queijo de coalho, achocolatado em pó e leite em pó. “Vamos entrar também com a parte de fracionamento de leite em pó, bebidas lácteas em pó, que não tínhamos na planta fabril anterior”, afirma Lutz Viana Rodrigues Júnior, diretor presidente da Laticínios Davaca.

Com a ampliação na produção, a empresa atenderá também aos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Além do Nordeste, a empresa dará mais ênfase também ao mercado de São Paulo.

Por Repórtercoragem

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *