TEIXEIRA NO AR

Tudo sobre Teixeira de Freitas e Região!

Polícia Regionais

Índios voltam a interditar a BR-101, no trevo do Parque e Monte Pascoal

INDIOS 1

A primeira interdição aconteceu na manhã desta quarta-feira (02) no Km 794 da BR-101, na região do trevo de acesso ao Parque Nacional do Monte Pascoal, em território do município de Itamaraju. Cerca de 500 indígenas de várias aldeias da região bloquearam a rodovia federal, que é uma das mais movimentadas do país, como forma de pressionar o Governo Federal para a demarcação de áreas reivindicadas pelos índios. Não satisfeitos com a movimentação inicial os indígenas voltaram a interditar completamente a pista na manhã desta quinta-feira (3).

INDIOS 2

Os índios informaram que a interdição foi para chamar a atenção das autoridades competentes sobre diversos problemas que estariam ocorrendo com os povos indígenas, que estariam sofrendo com a perda de território e com a falta de demarcação de áreas reivindicadas por eles. “Lutamos contra a perseguição que os índios tão sofrendo por parte de fazendeiros que insistem em tomar nossas terras, falta de proteção e perda de nosso território”, informa parte de um documento divulgado pela coordenação dos manifestantes.

INDIOS 3

Para interditar os dois sentidos da pista os índios estão usando madeira, galhos de árvore, faixas e realizam o chamado Toré, que para o povo indígena é uma dança que inclui práticas religiosas secretas no momento da paralisação. Assim como já tinha acontecido nesta quarta-feira (2), os índios estão liberando ambulâncias ou até mesmo outros veículos que transportam enfermos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local.

Nesta quinta-feira, dia 3, a coordenação do manifesto informou que no local existem índios Pataxós Hã-Hã-Hã e Tupinambás oriundos de aldeias do sul e extremo sul.

Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *