cash loans online california
Bahia - Brasil -


Índios da Aldeia Águas Bela ocupam sede da Direc em Teixeira de Freitas

INDIOS 2

Cerca de 30 índios da Aldeia Água Bela, ocuparam a sede da Direc (Diretoria Regional de Educação) em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, no início da tarde desta terça-feira, 23 de julho.

Os índios protestam contra atraso dos salários de funcionários e professores, além de atraso, também, no pagamento do transporte escolar e a  falta de merenda nas unidades de ensino da aldeia.

Jabes um dos professores, conta que educadores de todas as aldeias da região estão há seis meses sem receber. Ele reclama do descaso com a educação indígena e questiona o investimento em eventos esportivos como a Copa do Mundo, enquanto os salários para aplicação da educação indígena, direito assegurado na Constituição Federal, são negligenciados.

No meio da tarde alguns índios ainda chegavam à sede da Direc, que só deve ser desocupada após a confirmação dos pagamentos.

INDIOS

O Sulbahianews conversou com a Coordenadora da Educação Básica, Erisnalva Gusmão, ainda nesta terça-feira. Erinalva afirma que o atraso do pagamento do transporte escolar já foi resolvido desde a última sexta-feira. Ela explica que houve um atraso no credenciamento da empresa que é feito de três em três meses.

Sobre a merenda escolar, a coordenadora garante que todas as parcelas estão quitadas, o que não justifica a falta de merenda. Referente ao atraso de funcionários e professores nas escolas das comunidades indígenas, Erinalva conta que houve um impasse no envio dos documentos para renovação dos contratos da Prestação de Serviço Temporária (PST), o que levou o Estado a efetuar o pagamento pelo (PST) do ano passado, assim, alguns prestadores de serviços contratados esse ano, ficaram sem receber seus pagamentos.

A diretora da Direc, Maria Dias Assunção, está em Salvador desde segunda-feira, 21, para tentar resolver o problema. Uma comissão foi formada por membros da Direc e das comunidades que levou todos os documentos e processos para a Secretaria Estadual de Educação para regularização de toda documentação e normatização dos contratos.

Por Sulbahianews

 

Deixe seu comentário
NOTÍCIAS RELACIONADAS

contato@teixeiranoar.com.br
Contato - (073) 8803-3752 /9959-9170
Quem Somos
Fale conosco
Eventos Realizados