cash loans online california
Bahia - Brasil -


Foco no poder-Governar é eleger prioridades

FOCO NO PODER

Por Dilvan Coelho

Governar é eleger prioridades!

Esta foi a máxima do presidente mais empreendedor do Brasil, Juscelino Kubischeque, o construtor de Brasília; quem deu início ao processo de industrialização de nosso país. Teixeira de Freitas é uma das cidades que mais crescem na Bahia e está entre as dez maiores. No entanto, o crescimento tem sido de forma desordenada, sem planejamento. Nenhum dos prefeitos que a governou pensou nesse item. A Secretaria de Planejamento foi criada na última gestão, mas, não funcionou. Esperamos que, agora, possa, de fato, ser utilizada, elencando as prioridades, afinal, “quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”.

Projeto de Desenvolvimento causa polêmica

O secretário de Estado, César Lisboa, representando o Governo do Estado, veio ao Extremo Sul da Bahia apresentar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias. O projeto, que foi bancado pelas empresas de celulose, causou polêmica entre as entidades que compõem as organizações territoriais, porque se sentiram excluídas, pois, sequer foram ouvidas e as suas reivindicações não estão contidas no projeto, que está pronto. Resta saber como fazer com que ele saia do papel e se transforme em realidade.

O trânsito mata mais que as drogas

No Brasil, circula quase oitenta milhões de carros e motocicletas, que disputam os espaços públicos com os pedestres e ciclistas. Entre 1980 e 2013, o número de pessoas mortas atingiu mais de um milhão – chegando a 127 óbitos por dia. As leis de trânsito existem, semelhantes aos países mais evoluídos, a questão é que os brasileiros não as respeitam, e, com isso, transformam os veículos em máquinas mortíferas. O maior problema é a falta de respeito com a vida do outro e, até mesmo, com a própria.

A poda de árvores em Teixeira de Freitas

Como leigo vejo somente pelo lado estético, porém, tenho ouvido muitas reclamações de que a poda está sendo exagerada. Ela está sendo feita pela Secretaria de Agricultura do município, que, por sua vez, é conduzida por um agrônomo, o ex-vereador Henrique da Ceplac, então, subtende-se que, tecnicamente, deve estar correta, mas, que está havendo um “massacre” de árvores, é verdade. Onde fica a parte estética da cidade com as árvores completamente desfolhadas e sem galhos? Na praça dos Leões, por exemplo, os mototaxistas estão reclamando da falta de sombra, tendo em vista que, antes da poda, o lugar era bem sombreado.

José Sérgio Gabrielli em Alcobaça

O secretário de Planejamento da Bahia veio a Alcobaça para um encontro com os prefeitos do território da Costa das Baleias falar das ações referentes à sua pasta, inclusive, sobre Consórcio Municipal. Como o secretário está na corrida para ser indicado candidato ao Governo da Bahia, a maioria entendeu como uma visita política. A maior dificuldade que Gabrielli vai encontrar para viabilizar sua candidatura é sua gestão frente a Petrobrás. Os adversários estão levantando a questão da compra bilionária da refinaria de Pasadena, nos EUA. O vice-líder do PMDB na Câmara e presidente da legenda na Bahia, deputado Lúcio Vieira Lima, afirmou: “Isso foi um crime de lesa pátria. Essa questão de Pasadena é apenas uma tragédia do conjunto de ações da gestão desastrosa de Gabrielli”.

Por falar em planejamento: cadê a ação?

Muito se tem falado sobre o assunto, mas, o planejamento, por si só, não opera milagres. Por vezes, fica somente na teoria. Planejar e executar são duas faces de uma mesma moeda. Infelizmente, não é pequeno o número de pessoas e até mesmo de empresas que considera a citada ação um desperdício de tempo e recursos. O maior problema é que as circunstâncias mudam a todo o momento, tornando-se necessárias as adaptações. A nossa região está sendo pioneira em um Plano de Desenvolvimento Sustentável, todavia, há um grande risco de o projeto não sair do papel. Até agora, as prioridades estão muito confusas na cabeça dos líderes regionais. Eles não sabem, ainda, como esse projeto poderá render frutos e justificar o nome de SUSTENTÁVEL.

Deixe seu comentário
NOTÍCIAS RELACIONADAS

contato@teixeiranoar.com.br
Contato - (073) 8803-3752 /9959-9170
Quem Somos
Fale conosco
Eventos Realizados