TEIXEIRA NO AR

Tudo sobre Teixeira de Freitas e Região!

Sem categoria

Ex-patrão de Ari dos Remédios é atingido pelas investigações da PF em Ilhéus

NEUTON

Segundo acaba de informação o Blog Pimenta, um dos mais respeitados do sul da Bahia, a  Polícia Federal comprovou a participação do ex-prefeito Newton Lima e do atual secretário de Relações Institucionais de Ilhéus, Jailson Nascimento, no desvio de recursos federais do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), do Ministério da Educação. Os desvios ocorreram em 2009 e 2010, quando Jailson era vereador e ganhava contratos na educação, além de mandar na área da saúde no governo passado.

Nesta quinta-feira (18) a Polícia Federal deflagrou a Operação Pelargós (cegonha em grego) com mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Ilhéus e nas residências do ex-prefeito Newton Lima e do secretário municipal. Jailson foi levado para depor na sede da PF no município. Os contratos “vencidos” pela ST Transporte, de Jailson, somaram R$ 2 milhões em licitações fraudulentas, conforme a PF.

O “consórcio”, informa a PF, empregou “laranjas” com o “objetivo de participar de processos licitatórios de forma fraudulenta, de modo que quem efetivamente prestaria o serviço seria a empresa pertencente ao grupo criminoso”.

A investigação, segundo a PF, abasteceu, pelo menos, duas campanhas políticas. O esquema beneficiou, além do ex-prefeito e do atual secretário de Relações Institucionais, irmãos de Jailson Nascimento. A ST Transportes, conforme apuração, utilizava ônibus que não atendiam à legislação de trânsito, “não possuindo sequer pedido de alvará”.

Os ônibus eram apelidados de “latas velhas”. Na investigação da PF, constatou-se que “durante todo o período as crianças transportadas estavam expostas a perigo de acidentes com eventual risco de morte”. Os envolvidos no esquema podem ser condenados a até 20 anos de prisão.

Ari dos Remédios

Um dos homens fortes do governo de Newton Lima foi Ari Silva Santos, também conhecido no sul da Bahia como Ari dos Remédios, que é ligado ao deputado federal Josias Gomes e hoje é titular da pasta de Finanças da administração João Bosco. Ele acumula ainda o cargo interino de secretário municipal de Educação de Teixeira de Freitas. Ari, foi assessor e posteriormente secretário municipal de Assistência Social na gestão de Newton Lima.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *