• SEJA BEM-VINDO

DPT promove Manoel Garrido para a macro-coordenadoria da Polícia Técnica de Itabuna

Publicado em: 11 de março de 2015 Atualizado:: março 11, 2015

GARRIDO 1

O Diário Oficial do Estado da Bahia, edição desta terça-feira (10/03) trouxe a exoneração do perito criminal Manoel Garrido, da titularidade do Departamento da Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, onde comandava 13 municípios pela polícia cientifica por quase 7 anos e, no mesmo Diário ele foi nomeado pelo Governo do Estado a ocupar a titularidade de uma das diretorias do interior, a Macro-Coordenadoria Mata Sul da Polícia Técnica da Bahia, com sede em Itabuna.

O perito criminal Manoel Garrido toma posse no próximo dia 20 de março, em Salvador. Ele vai ocupar a função deixada pelo perito criminal Ubirajara José Ribeiro que foi promovido ao cargo de assessor de gabinete do diretor geral Elson Jefferson, em Salvador. A circunscrição da Mata Sul da Polícia Técnica compreende as três regiões administrativas do litoral sul da Bahia (Baixo Sul – Costa do Dendê, Sul – Costa do Cacau, e Extremo Sul – Costa do Descobrimento).

Embora o perito criminal Manoel Garrido tenha sido promovido a um cargo de diretoria com poder financeiro administrativo, ele ainda terá as 21 cidades do extremo sul da Bahia sob o seu comando, porque os coordenadores regionais de Valença, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e inclusive Teixeira de Freitas passarão ser seus subordinados. Mas com a falta de peritos criminais na Bahia e até que os novos aprovados no último concurso não cheguem da academia de formação, o macro coordenador Manoel Garrido se manterá atuando como perito criminal em um plantão de 8 dias do mês no Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas.

A Macro-Coordenadoria da Mata Sul da Polícia Técnica de Itabuna tem base circunscricional cientifica em 87 municípios da costa do litoral sul do Estado da Bahia, desde Valença a Mucuri. Têm na sua área as regionais de Valença, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além de dois postos regionais SVO – Serviço de Verificação de Óbitos, um em Eunápolis e outro em Itamaraju.

O novo chefe da Macro-Coordenadoria da Polícia Técnica de Itabuna, perito criminal Manoel Garrido que foi indicado para o cargo apenas por méritos técnicos pelos seus superiores, disse ao Teixeira News na manhã desta quarta-feira (11/03), que se sente feliz com a indicação e com o novo desafio lhe atribuído e que fará de tudo para continuar honrando o nome da instituição para que por meio da Polícia Técnica da Bahia a promoção da justiça no Estado seja mais rápida e igual para todos. O macro coordenador Manoel Garrido fez apaixonados elogios a região de Teixeira de Freitas onde permaneceu por quase 7 anos e disse que ainda bem, que vai ocupar um cargo que a região se manterá dentro da sua base de atuação.

Avanços:

O perito criminal Manoel Garrido assumiu a titularidade do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas em 23 de agosto de 2007. Foi o coordenador que mais tempo já passou na chefia da coordenadoria do DPT teixeirense. Ele foi o responsável pela construção do nome da Polícia Técnica no extremo sul baiano, numa região de tríplice fronteira de Estados, além de ter estruturado o órgão fisicamente, cientificamente e humanamente. Ele promoveu o DPT junto à sociedade que hoje aparece em destaque em igual nível com as demais instituições de segurança pública como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CAEMA.

Manoel Garrido foi o responsável por transformar o DPT e os IMLs de Teixeira de Freitas e Itamaraju em unidades dinâmicas. Laudos que antigamente só era expedidos com 6 meses, hoje é liberado em até 5 dias. Criou laboratórios próprios na unidade e não foi mais possível encaminhamentos de exames para Salvador. Atualmente o próprio DPT local, realiza e conclui perícias de veículos e até os exames definitivos de drogas já são feitos em Teixeira de Freitas. O seu último desafio foi à conquista do laboratório de balística que está em fase de implantação.

Quem é Garrido?

O novo chefe da Macro-Coordenadoria da Polícia Técnica de Itabuna, Manoel Garrido é conhecido pela sua fineza para com as pessoas, educado, prestativo, habilidoso e ágil. Homem de boa relação com a imprensa e coma sociedade, uma das suas grandes marcas é o cuidado que possui com as pessoas que precisam dos serviços do DPT, especialmente os mais humildes. A sua relevância no serviço público em Teixeira de Freitas foi reconhecido nestes 6 anos e meio por diversas instituições sociais dos municípios da região, inclusive foi homenageado com uma Moção de Aplauso Legislativa e arrebatou por unanimidade um titulo de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

Manoel Gomez Garrido é natural de Salvador, tem 47 anos, é economista de formação, pós-graduado em Administração Pública e em Gestão Pública. É perito da Polícia Técnica da Bahia, há 23 anos. Na polícia cientifica se especializou em balística e em suicídio. Já atuou nos mais complexos e misteriosos casos criminais no Estado e também fora da Bahia por pertencer ao quadro especial de peritos da Força Nacional de Segurança Pública. Como perito criminal é considerado um dos melhores profissionais da ciência policial que a Bahia já constituiu e, como administrador se revela pela sua dedicação, obediência aos seus superiores e pelo comprometimento incondicional com a função pública. (Por Athylla Borborema).


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais