• SEJA BEM-VINDO

Disputa pelo pavilhão B do Conjunto Penal deixa um saldo de 12 feridos e uma vasta destruíção

Publicado em: 31 de janeiro de 2015 Atualizado:: janeiro 31, 2015

A direção e forças de segurança da cidade tentaram uma negociação, mas os grupos insistiram com o motim e incendiaram colchões

BEM 2

Pelos menos 12 internos ficaram feridos durante um motim iniciado na manhã desta sexta-feira, 30 de janeiro, no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

Segundo explicou o diretor adjunto do presídio, Marcos Vinicius, o tumulto teria sido iniciado por conta da disputa pela liderança do pavilhão B da unidade. A direção e forças de segurança da cidade tentaram uma negociação, mas os grupos insistiram com o motim e incendiaram colchões.

BEM 1

De acordo com o subtenente Oliveira, que comandou e participou da ação de controle das chamas juntamente com outros dez bombeiros, a concentração do fogo aconteceu na área da lavanderia. Os detentos também incendiaram cinco celas que ficaram totalmente destruídas.

PRESOS 4

O tumulto foi incitado por volta das 10h30 e a situação só foi controlada às 15 horas. Policiais da Caema, do Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), agentes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e o delegado chefe, Marcus Vinicius, participaram da intervenção.

Os agentes penitenciários que estavam com parte do contingente paralisado por conta do descumprimento do termo de compromisso firmado em 2014, retomaram as atividades e também deram suporte na ação. Durante o motim os internos atiraram pedras e 12 ficaram feridos; seis deles foram levados para o Hospital Municipal por ambulâncias do Samu e do próprio presídio, os outros feridos receberam atendimento dentro do Conjunto Penal. Dois internos passaram por procedimentos cirúrgicos e estão fora de perigo.

presos 2

Segundo informações do tenente-coronel Osíris, diretor do presídio, oito pessoas que exercem certa influência sobre os demais detentos foram identificadas e serão transferidas para outras unidades penitenciárias. Os outros envolvidos também serão colocados em um regime mais severo.

A direção do presídio vai instaurar um procedimento de apuração disciplinar para investigar o caso. Toda movimentação foi acompanhada pela Pastoral Carcerária.

Veja nomes dos internos que foram levados para o Hospital:

Claudionor da Silva

Leonaldo Rodrigues da Silva

Robson da Silva

Marcio Silva dos Santos

Kelvem Rocha Moreira

Vagner Oliveira

Atendidos na unidade penitenciária

Maicon Ribeiro

João Ricardo dos Anjos Almeida

Alexandre Rosa de Jesus

Jackson Nascimento

Everton de Jesus Barbosa

Marcos Vinícius Damacena Caldas.

 

Por: Uinderlei Guimarães/SN


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais