• SEJA BEM-VINDO

Delegado especial da PF vai cuidar do caso de fazendeiro desaparecido no Parque Nacional

Publicado em: 14 de agosto de 2014 Atualizado:: agosto 14, 2014

FAZENDEIRO 2

Até a manhã desta quinta-feira, dia 14 de agosto, a polícia continua sem informação sobre o paradeiro do fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, de 54 anos, dono da fazenda Cachoeirinha, propriedade que fica no entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal, área de conflito entre índios pataxó e proprietários rurais. Os indígenas ocupam algumas fazendas e exigem novas demarcações de terras.

A autoridade policial que apura o caso, delegado regional da Polícia Federal de Porto Seguro, Eriosvaldo Renovato Dias, após solicitação da Procuradoria da República, teve estabelecido um prazo máximo de 30 dias para concluir o inquérito e apontar a realidade dos fatos. Renovato afirma ter esperança de encontrar o agricultor com vida e em entrevista exclusiva ao Teixeira News, garantiu que um colega seu, Jones Ferreira, também delegado da Polícia Federal (PF), que veio de Santa Catarina para apurar os conflitos envolvendo índios e proprietários rurais na região, vai presidir o inquérito do caso do desaparecimento do fazendeira Raimundo Domingos. “Eu que estou próximo de ser transferido, venho dando minha contribuição para esclarecimento desse caso. A nossa esperança é encontrar o seu Raimundo vivo, mas não podemos descartar nenhuma outra possibilidade”, disse Renovato Dias.

FAZENDEIRO 1
Ainda de acordo com o delegado Eriosvaldo Renovato Dias, como querem os familiares do fazendeiro desaparecido, a Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA), pode entrar a qualquer momento no caso. Renovato assegura que a colaboração da CAEMA, especialmente por seu treinamento em selva, poderá ser preciosa para elucidação do sumiço do produtor rural.

Em contato com o major Anacleto França, ele garantiu que aguarda apenas uma orientação dos seus superiores, para que uma operação especial de selva seja desenvolvida, que terá a finalidade de fazer uma varredura nas fazendas próximas e até mesmo dentro do Parque Nacional, objetivando encontrar o fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, de 54 anos, que está desaparecido desde o último sábado, dia 9 deste mês de agosto, quando retornou à sua fazenda ocupada pelos índios, supostamente para buscar alguns animais que lhe pertenciam.

O convite para o retorno do fazendeiro teria sido feito por um cacique e na Fazenda Brasília, que fica vizinha e também está sob domínio dos pataxó, fora seqüestrado. Essa versão é confirmada por Manoel Messias Cardoso, 58 anos, que estava em companhia de Raimundo e conseguiu escapar se embrenhando em um matagal. Manoel Messias é a única testemunha do crime. (Por Ronildo Brito)


TEIXEIRA NO AR


Siga as redes sociais