cash loans online california
Bahia - Brasil -


Crianças matriculadas nas creches do município recebem kit de alimentação

“Já foram distribuídos mais de 1 mil kits de merenda escolar, preparados para as crianças carentes das creches municipais”, afirmou o secretário de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, João Carlos Vieira, na seção da Câmara de Vereadores nesta última quarta-feira, 15 de abril, a respeito da medida realizada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Educação e Cultura, que visa garantir o acesso dos estudantes da rede à alimentação, durante o período de suspensão das aulas em virtude da Pandemia do COVID-19.

Durante a seção o Secretário entregou o relatório dos primeiros kits às famílias atendidas e explicou. “Foram adotadas medidas de isolamento social visando atenuar os efeitos pandêmicos do COVID-19, e isso afetou a todas as áreas do estado brasileiro. Dentre as áreas afetadas, aqui, a área da Educação. No âmbito do município o que foi feito? No dia 19 março, o Prefeito Municipal publicou o primeiro decreto de número 388, onde iniciamos um processo de isolamento com a suspensão das aulas e, até hoje as aulas continuam suspensas, mas as demandas foram surgindo em torno da questão da merenda escolar, e nem mesmo o governo federal tomou a iniciativa (veloz) para definir como seria o procedimento da distribuição dessa merenda escolar”.

“Muitos municípios tomaram uma iniciativa, baseada em princípios constitucionais e respeitando o que reza o Estatuto da Criança e do Adolescente, de fazer a distribuição dessa merenda com apoio dos órgãos de controle, como o Conselho de Alimentação Escolar. Nós não fizemos diferente e nos reunimos no dia primeiro de abril com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE – Teixeira de Freitas) onde, na oportunidade, deliberamos sobre alguns aspectos que envolvem a alimentação escolar, frente as medidas adotadas de isolamento social em nosso município”.

“Ficou decidido pelo Conselho que a partir da data, iriamos recolher os alimentos ainda existentes na rede municipal [de ensino] e, montaríamos kits de alimentos e faríamos a distribuição para as crianças carentes das creches, conforme a apreciação dos coordenadores das creches”.
Ainda segundo o Secretário de Educação, a discriminação de itens presentes nos kits e a sua entrega, seguem as orientações do CAE que preza no cumprimento das deliberações do Governo Federal, feitas através do Ministério da Educação. “Nós estamos seguindo à luz da legislação e das orientações do Ministério (MEC). Os kits respeitam questões nutricionais e no primeiro momento seguem em prioridade as crianças das creches municipais, já que esses primeiros kits, têm uma configuração alimentar adequada para elas”.

Nesta segunda-feira (20), foram entregues os últimos kits destinados as crianças das creches que somados aos direcionados as escolas do campo, ultrapassam 1.400 kits merenda escolar distribuídos no município. De acordo com informações do diretor do Departamento de Merenda, Jucélio Silva, ainda é esperado para a semana, a preparação de mais kits agora direcionados às crianças de escolas de educação infantil.
Segundo Jeane Carla Miranda, diretora da Cento Municipal de Educação Infantil Jardim Encantado, todas as crianças matriculadas na instituição em idade de creche, foram atendidas com os kits. “Eles vieram todos higienizados, e o seguimos todos os procedimentos de entregas, orientados pelo CAE, feito acima de qualquer suspeita. Para o recebimento cada família precisa assinar na lista que tem o nome de todos os alunos e seus respectivos responsáveis verificados pelo Diário Online. Pedimos ainda um registro fotográfico que comporá nosso relatório, a fim de que comprovemos as entregas dos kits aos pais, que têm sido convidados por telefone e via whatsapp, para vir a creche em horários diferentes e evitar aglomerações”.

“No entanto outras medidas têm sido adotadas e os pais a chegarem na escola, recebem álcool gel para fazer a limpeza a higienização das mãos e se optarem, água e sabão em nossos banheiros. Temos tentando da melhor maneira possível, atender os pais, dentro dessa pandemia, que nós estamos vivenciando”, concluiu Jeane, a respeito dos procedimentos adotados no processo de entrega dos Kits de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Educação de Teixeira de Freitas.

Por: Teixeiranoar/Ascom

 

Deixe seu comentário
NOTÍCIAS RELACIONADAS

contato@teixeiranoar.com.br
Contato - (073) 8803-3752 /9959-9170
Quem Somos
Fale conosco
Eventos Realizados